Publicidade

RH

Olhar Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Popular

Banda Alecrim lança EP com canções que falam de amor

Disco será lançado nas plataformas digitais em 2 de agosto; show de lançamento rola no dia 18, quando sai o disco físico com duas faixas bônus

Música  –  27/07/2019 19:31

8631

 

(Fotos: Divulgação)

Amigos: Thiago Santos, baterista (à esquerda); Wagner do Valle, no vocal; e Luis Paulo, violão, formam a Alecrim

 

“O estilo das composições conversa com diversas vertentes e gêneros musicais, o que resultou num som cheio de personalidade, popular e que fala de amor”. Assim, Thiago Santos, baterista da banda Alecrim (de Vassouras), define o EP “Nas minhas mãos”, que será lançado nas plataformas digitais em 2 de agosto. O show de lançamento rola no dia 18, na antiga Estação Ferroviária, quando sai o disco físico com duas faixas bônus. Entrada gratuita.  

- As composições para o EP foram concebidas em períodos bem distintos uma das outras. Umas iniciaram até mesmo antes da banda existir e finalizadas recentemente. Outras foram compostas já no início de 2019. A produção e gravação do disco, feita no renomado M&M Studio, de Barra Mansa, durou aproximadamente sete meses - conta Thiago Santos.  

O grupo nasceu de um encontro dos amigos Wagner do Valle (vocal), Thiago Santos e Luis Paulo (violão), que uniram a vontade de criar uma banda com músicas autorais.  

O EP foi produzido por Alecrim e Marquinhos Maia. Além dos integrantes da banda, participaram os músicos: Marquinhos Maia, Ted Furtado, Lucas Alexandre e Juno Moraes. Mixagem e masterização de Juan Abreu. Supervisão de arranjo: Luis Paulo. Participações especiais: Amoedo, Hallack e AJ. O projeto gráfico é do Thiago Santos. Fotografia: Alex Andrade. Modelo: Duda Alves.  

*Faixa a faixa do disco 

WhatsApp Image 2019-07-27 at 10.47.01

. Nas minhas mãos - Essa música (que dá nome ao disco) surgiu de uma conversa com uma pretendente. Uma história com início, meio e o otimismo de um final bem sucedido. Com um arranjo de violão e bateria bem quente, a canção abre o disco mostrando bem como é a nossa pegada, nosso estilo. 

. Recomeçar - Canção que certamente muita gente irá se identificar, afinal, quem nunca passou pelo fim de relacionamento? Acontece que essa canção aceita esse fim, afinal o respeito e o carinho devem prevalecer sempre. O instrumental é extremamente envolvente e não tem como fugir da emoção. 

. Se você quiser - A impossibilidade de realizar uma paixão foi o que inspirou essa canção, baseada em cena de novela. Um desafio para a banda, porém com resultado incrível! Destaque para os arranjos de guitarra e bateria que sintonizam perfeitamente com a mensagem da letra e dão peso todo especial a essa composição. 

. Meu refúgio - Uma declaração de amor e gratidão. É daquelas canções onde o coração consegue ser interpretado em forma de letra e melodia. Pra completar, um arranjo que começa extremamente sutil e vai crescendo passo a passo até explodir no fim. É daquelas que vale esperar até o último instante. 

. Vem viver - Versão alternativa - É uma música muito especial para a banda. Essa foi a nossa primeira música gravada, e que agora no EP vem com uma versão super especial que conta com a participação dos rappers Hallack, Amoedo e AJ. Foi incrível e divertidíssimo gravar com essa galera talentosa, e o resultado ficou fantástico. (*Por Alecrim)

Confira a entrevista 

WhatsApp Image 2019-07-27 at 10.48.44

_______________________________________________________

A banda se chama Alecrim porque no início visava fazer apresentações em jantares, por isso o nome de um tempero 

_______________________________________________________

Por que essa estratégia de lançamento: Primeiro o EP, dia 2 de agosto, nas plataformas digitais; o show no dia 18; e o CD físico com duas faixas bônus? 

Até o dia 18, data do show de lançamento, o público poderá escutar e se familiarizar com as canções, o que fará com que o show seja mais prazeroso, tanto para o público quanto para a banda. Na mesma data do show de lançamento, será lançado o álbum físico, que terá duas faixas a mais do que as lançadas nas plataformas digitais. Essas faixas serão exclusivas de quem adquirir o disco até o fim do ano, período em que essas outras duas músicas serão lançadas na internet. 

Por que o nome Alecrim? 

A banda foi batizada em sua formação anterior, que visava fazer apresentações em jantares, por isso o nome de um tempero. É legal acrescentar sabor a alguma coisa. Pra uma banda autoral com estilo peculiar, a gente considera um nome que se enquadra bem. 

Como está o mercado para bandas locais aí em Vassouras? Quais os pontos positivos e negativos? 

Em Vassouras o mercado para bandas aquece no início do segundo semestre, quando acontece a alta temporada pro turismo da cidade. Fora esse período, o número de eventos reduz bastante, achamos que esse é o único ponto negativo. Dos diversos pontos positivos, podemos destacar o calor do público da cidade e visitantes, além da maioria dos eventos serem muito bem organizados. 

_______________________________________________________

O show do dia 18 de agosto, na antiga Estação Ferroviária, conta com apoio da prefeitura e da Universidade de Vassouras; entrada grátis

_______________________________________________________

Vocês vivem exclusivamente de música? Ou os integrantes têm outras profissões? 

Infelizmente viver apenas de música ainda não é possível. Estamos em um período de crescimento e de fixação da marca da banda no mercado, e, nesse período é fundamental que todo recurso obtido seja reaplicado na própria banda, seja em equipamentos, treinamento, mão de obra ou publicidade. Mas com certeza esse é um sonho nosso, poder viver da própria arte. 

Há uma tendência mercadológica de se lançar singles, e não mais discos completos. A banda chegou a levantar essa hipótese? O que vocês pensam a respeito disso? 

É uma faca de dois gumes. Lançar singles pode funcionar melhor em determinadas situações, mas pra isso é necessário alocar recurso para trabalhar música a música. Lançar um EP pode ser mais vantajoso na medida que podemos somar os recursos que seriam utilizados em cada single para dar publicidade a todas as músicas juntas, o que potencializa nosso alcance. Há de considerar também o fato de que nesse início é importante o público ter mais material para conhecer melhor uma banda que está recentemente se lançando no mercado. Após essa base consolidada, iremos lançar single a single. 

Você disse que a banda é bastante conhecida em Vassouras. Com o lançamento do EP vocês pensam em expandir para outras cidades? 

Sim, nossa intenção é levar nossa arte para o maior número de pessoas possível. Quanto mais pessoas ouvirem, maior a chance de chegarmos àqueles ouvidos que necessitam escutar o que estamos dizendo. É incrível como as canções têm o poder de acalentar e emocionar quem se identifica com elas. Pra nós a principal função do artista é essa: fazer o bem, levar emoção e mensagens positivas o mais longe que elas possam chegar. 

Onde é possível conhecer mais sobre a Alecrim? 

A banda convida a todos, a partir do dia 2 de agosto, a acessar nosso canal (clique aqui) e nossas plataformas de streaming para ouvir o nosso som, e, se gostar, curtir e nos seguir nas redes sociais @bandaalecrim no Instagram e no Facebook. Convidamos também a irem ao nosso show de lançamento, em Vassouras, dia 18. O show conta com apoio da prefeitura e da Universidade de Vassouras e será aberto ao público. Agradecemos muito ao Cláudio e toda equipe do OLHO VIVO pela oportunidade. Também um muito obrigado a todos que já nos acompanham e que nos motivam a seguir trilhando esse caminho de muito trabalho, muita criação e muita música. 

> Entrevista concedida por Thiago Santos, baterista da banda Alecrim 

_______________________________________________________

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×