Publicidade

Premiação 2026

Olhar Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Coronavírus/Covid-19

Ricardo Yabrudi lança música em inglês com Alexandre Neves

Canção do músico e filósofo é uma mensagem para o despertar da humanidade pós-confinamento

Música  –  13/06/2020 00:04

9383

 

(Fotos: Divulgação)

Parceiros na arte musical: Ricardo Yabrudi (foto maior) e Alexandre Neves 

 

A música mostra um homem só. Ele começa dizendo esforçar-se ao máximo: “I do the best I can”, que quer dizer: “Eu faço o melhor que posso”. “Walking on” leva a assinatura de Ricardo Yabrudi e foi gravada por Alexandre Neves. A mensagem, segundo o autor da canção, é destinada ao pós-confinamento - o isolamento social foi provocado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Foi gravada em um estúdio na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, de propriedade de Gustavo Andriewiski, produtor da música. “Walking on” já está sendo divulgada na Califórnia, Los Angeles.

- O processo de criação nos nossos projetos é sempre o de passar uma mensagem para que as pessoas possam viver melhor e aproveitar o presente da vida. Em algumas outras composições fazemos uma análise do comportamento humano. No caso do “Walking on”, ela é uma mensagem para o despertar: O que “estou fazendo da minha vida”? E o que farei daqui para frente? - diz Yabrudi, que, além de filósofo, é colunista do OLHO VIVO.

O compositor enfatiza que a análise da vida é essencial para o homem. E ele leva isso para a sua arte.

- É um dos quatro remédios que o filósofo grego da Antiguidade Epicuro receita para que o homem viva melhor. É quando eu posso encontrar a felicidade, como se chama na filosofia: “eudaimonia”. Epicuro chamava a esse comportamento, um dos remédios, o que deveríamos procurar: uma análise da vida. Não há momento melhor, esta ocasião em que vivemos, do que o confinamento para fazermos um balanço de nossa vida e pensarmos se estamos fazendo o certo. Como diz a música: estamos “caminhando no espelho”, “caminhando nas formas”, “caminhando nos pesadelos”, mas também “caminhando nos meus sonhos” - explica.

A escolha do título (“Walking on”) se deveu ao fato de ser mais curto e mais forte, traçando um paralelo ao momento atual.

- Todos nós devemos caminhar depois desse momento estranho em que passamos e principalmente refletir se “faço o melhor que posso?”, consequentemente, continuarei fazendo o melhor a partir da quarentena.

Ouça “Walking on”

A letra não foi só gravada em inglês, mas composta originalmente em inglês. Yabrudi ressalta que hoje o mundo fala essa língua cosmopolita, e que conviveu com músicos amigos de Neves nos EUA. Esse talvez, de acordo com o compositor, seja o maior motivo também da letra ter sido escrita em inglês.  

- A receptividade da língua inglesa é muito alta e foi nela que tudo começou, com o rock, tanto na Inglaterra quanto nos Estados Unidos. Achamos que é uma língua mundial. Temos também músicas em português, a maioria delas, mas neste caso foi a melhor opção.

Existem outras canções que foram gravadas em inglês. São um total de 11 músicas. Umas com orquestra, outras com jazz band, outras com formação tradicional de baixo, guitarra e bateria, e outras para se dançar.

- São músicas muito diferentes umas das outras. Parecem até de diferentes compositores. Às vezes, até estranho se fui eu mesmo que compus. Mas acho que o compositor deve procurar se estranhar, fazer o novo cada vez, o diferente. A mesmice enjoa. Tem compositores que quando se conhece uma música já conheceu todas. Esse é um erro que tento não cometer, por isso, a diferença enorme do estilo das canções - frisa.

A próxima música a ser lançada será: “Rio”. Também em inglês. A música faz um convite ao mundo para conhecer a Cidade Maravilhosa.

- O Rio de Janeiro é minha paixão, onde morei e me formei como arquiteto. Onde também desenvolvi minha carreira como músico, principalmente.

Quem é Ricardo Yabrudi

Ricardo Yabrudi é músico profissional pela Ordem dos Músicos do Brasil. Foi aluno de Vicente Lima, Leo Soares, Fernando Moura, Abel Carlevaro, entre outros. De formação erudita e popular, integrou o Kalenda Maia (especializado em música medieval, renascentista e barroca). Tocou profissionalmente no círculo erudito na Sala Cecília Meireles, Theatro Municipal (RJ), TVE, e outros tantos concertos. É violonista e violinista erudito, bandolinista, alaudista e guitarrista. É compositor, filósofo, escritor e professor de música. Trabalha com sonorização e iluminação profissional, estruturas de palco em shows e eventos.

- Minha primeira e mais importante formação foi com o mais importe músico da minha vida, o Vicente Lima. Sem ele acho que “Walking on” não teria existido. Não devo esquecer também do meu tio, Ferdinando Toledo, que me ensinou a andar nos primeiros passos da música, contudo disse: “Procure o Vicente Lima, ele o ensinará a Caminhar”, que é o tema de “Walking on” (“Caminhando”). Foi o que me tornei, “fiz o melhor que pude”, faço o melhor que posso.

Yabrudi também elogia Alexandre Neves, com quem já esteve nos EUA por quase um mês:

- É um bom e animado parceiro, um bom guerreiro. Corre atrás. Foi ele quem produziu as músicas no estúdio, um trabalho muito árduo. Gosta de cantar a música que faço, o que ajuda muito na hora de gravar, pois é invadido pela emoção da letra e da música. Foi ele quem pediu para eu compor em inglês.  
Quem é Alexandre Neves

Alexandre Neves é carioca por adoção. Nasceu em Volta Redonda, mas cresceu no Rio. Morou em Volta Redonda na sua juventude, onde conheceu Ricardo Yabrudi. Ele tocou e cantou em duas bandas que o autor de “Walking on” montou. Nas 11 músicas, quatro são de Neves, com letra do Yabrudi. Foi para os Estados Unidos e depois voltou para o Brasil. Hoje mora em Curitiba. O músico/filósofo acabou de compor para ele e uma amiga, “Gabi”, a Gabriele Borba, uma música para um curta-metragem. Ela estreará como cantora e atriz, faz parte da produção também. A música finaliza o curta. O filme fala do confinamento, está em português, uma canção bossa-jazz.

Neves é formado em comunicação e marketing pelo FIDM (Fashion Institute of Design and Merchandising), que fica em Los Angeles, nos Estados Unidos. Morou em Santa Mônica, um bairro de Los Angeles, à beira mar.

________________________________________________________

Walking on (Caminhando)

Intérprete: Alexandre Neves
Compositor (letra e música): Ricardo Yabrudi 

Eu faço o melhor que posso
Buscando uma vida melhor
Eu faço o melhor ao planejar
Buscando o meu futuro  

Eu faço o melhor que posso
Buscando um novo chão
Eu faço o melhor ao orar
Ao Paraíso no Céu  

Caminhando com os meus próprios passos
Caminhando nos meus sonhos
Caminhando no pesadelo
Caminhando no que nós compartilhamos  

Eu faço o melhor que posso
Coro: Eu faço o melhor que posso
Buscando uma vida melhor
Eu faço o melhor ao planejar
Buscando o meu futuro  

Eu faço o melhor que posso
(coro): Eu faço o melhor que posso
Buscando um novo chão
Eu faço o melhor em orar
Ao Paraíso no Céu  

Caminhando no espelho
Caminhando na forma
Caminhando na longa estrada
Caminhando quando eu toco
(Coro): Quando eu toco
Caminhando no espelho
(Coro): Quando eu toco
Caminhando na forma
(Coro): Quando eu toco
Caminhando na longa estrada 

Caminhando com os meus próprios passos
Caminhando nos meus sonhos
Caminhando no pesadelo
Caminhando no que nós compartilhamos
Caminhando no espelho
Caminhando na forma
Caminhando na longa estrada
Caminhando quando eu toco  

(coro): Caminhando
(coro): Caminhando
Quando eu toco
(coro): Caminhando
(coro): Caminhando... 

________________________________________________________

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×