
(Foto: Divulgação)
Online: Inscrições, gratuitas, no I Fenasf podem ser feitas até a meia-noite de 22 de março
Os governos federal e do Estado do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e a Estação das Artes Produções, por meio da Lei Aldir Blanc, apresentam o I Fenasf (Festival de Novos Autores do Sul Fluminense), que será realizado online. O objetivo, segundo o cantor, compositor e violonista Sergio Vieira, diretor da Estação das Artes, é a descoberta de novos autores da música popular brasileira do Sul Fluminense/Médio Paraíba. O diferencial do festival é o fato dele ser voltado tanto para a música vocal quanto para a música instrumental. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até a meia-noite de 22 de março (clique aqui para se inscrever e conferir o Regulamento). Os(as) dez compositores(as) selecionados(as) receberão premiação em dinheiro e exibição das suas composições na live do festival no YouTube.
- A música instrumental brasileira, apesar de muito rica e admirada em todo o mundo, ainda carece de maior espaço. E aqui na região do Médio Paraíba temos excelentes compositores(as), cantores(as) e instrumentistas que querem mostrar o seu talento - diz Vieira.
O diretor da Estação das Artes lembra que a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) vem afetando a economia da região sul fluminense e do país, sendo que o setor cultural foi um dos mais prejudicados, devido às normas de isolamento social. Por isso, no ano passado, foi aprovada no Congresso Nacional e sancionada pelo governo federal a Lei Aldir Blanc, de socorro emergencial ao setor, como forma de mitigar o prejuízo e o sofrimento causados pela paralisação das atividades culturais presenciais (cinemas, teatros, música ao vivo, gravações e festivais, entre outros).
Quem pode participar
Podem se inscrever compositores(as) residentes na região do Médio Paraíba, que engloba os municípios de Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda.
> Nas páginas do Instagram e Facebook do I Fenasf serão atualizadas as informações antes, durante e após o evento. Mais informações: ifenasf@gmail.com