Publicidade

RH

Olhar Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Underground em Destaque

Cypher de artistas da região faz sucesso no YouTube

MCs de Itatiaia, Resende e Quatis lançam rap pela gravadora Tyger Music Records e batem 5 mil visualizações em menos de 24 horas

Música  –  22/04/2021 20:33

 
rap

(Fotos: Divulgação)

_______________________________________________________

“É U Vale” reúne Mano Piu, Japa, Dáblio & Rogue nos vocais; ficou em alta por uma hora no YouTube, e alcançou 1.400 views nesse período

_______________________________________________________

Os MCs Mano Piu, Japa, Dáblio & Rogue se uniram à gravadora Tyger Music Records e lançaram no YouTube a liryc vídeo do rap “É U Vale”. Resultado: a faixa conseguiu bater 5 mil visualizações em menos de 24 horas. Lançada no dia 19 de abril, no canal da TMR, a música leva as assinaturas dos artistas de Itatiaia, Resende e Quatis. Ao contrário da maioria dos cantores, a aposta não é em um EP.

- A música “É U Vale” é uma cypher que terá várias continuações - informa Carlos Yago, proprietário do selo Tyger (ele ganhou o Prêmio OLHO VIVO 2020 - Categoria Videomaker/Filmmaker).

Ouça a música

Cypher, resumidamente, no rap tem como objetivo reunir MCs, sendo eles de grupos ou artistas solos, para rimas inéditas e com uma conexão de palavras mais complexas, com um DJ responsável pelo beat. Clique aqui para entender melhor o que é uma cypher.

A produção musical de “É U Vale” é de Aleph (Prêmio OLHO VIVO 2020 - Categoria CD/EP, por “404”); quem assina o beat é Dáblio; legenda e finalização: Old.

- O processo de composição começou em março de 2020, e foi cerca de um mês para todos escreverem. Essa música era pra ser lançada inicialmente em abril, mas a pandemia (novo coronavírus/Covid-19) adiou o lançamento. Aí lançamos em setembro numa mixtape, mas foi apagada, por problemas internos, e agora lancei de novo como single para projetos futuros - conta Carlos Yago.

O videomaker premiado explica que “É U Vale” está em formato de liryc vídeo, por causa da pandemia.

- Infelizmente não poderemos gravar um clipe, por conta da pandemia - lamenta.

Rap consciente

A aposta dos MCs é no rap consciente, como Carlos Yago define a música. Segundo ele, essa escolha visa “abrir os olhos da juventude das nossas periferias”. Parece que deu certo, já que o número de views é significativo para o padrão dos artistas regionais.

- Os méritos são todos da equipe da gravadora e dos MCs da música, que compartilharam. Para o cenário da cultura underground daqui, é gigantesco esse número de views. É um número jamais alcançado em tão pouco tempo. Para se ter ideia, ficamos em alta por uma hora no YouTube, e alcançamos 1.400 views nesse período.

Com o sucesso alcançado, as expectativas em termos de views são otimistas.

- Ainda está caindo a ficha, mas a expectativa gira entre 8 e 9 mil views - diz Carlos Yago.

A pandemia e o cenário underground

O proprietário da gravadora Tyger Music Records enfatiza que a pandemia afetou 70% do processo criativo e de trabalho do projeto.

- Não pudemos gravar clipe, não tivemos uma reunião para conversar sobre o projeto e trabalhar o marketing dele, foi tudo online, infelizmente.

Com os shows e atividades artísticas presenciais praticamente todos suspensos, os artistas envolvidos no projeto tiveram que intensificar o contato com o público pela internet.

- Interagimos em redes sociais, abrindo caixa de perguntas, postando prévias, tudo isso conta muito em um momento de pandemia - frisa.

Carlos Yago observa que antes da pandemia havia um crescimento da chamada cena alternativa em Resende:

- O interesse em batalhas de MCs cresceu demais, e graças ao Curu conseguimos trazer as seletivas regionais para o nacional de MCs para Resende. Além do Máfia Fest, a maior festa trap do Sul Fluminense, que estava prestes a acontecer junto com a Batalha da Aposta, uma batalha especial que o vencedor iria enfrentar o Jhonny MC, do Rio de Janeiro.

Quem é Carlos Yago

Carlos Yago Moreira da Silva tem 23 anos e nasceu em Resende, onde mora. Era empresário do grupo de rap Polo Nort. Afastou-se do grupo porque mudou-se para o Rio de Janeiro. Ao voltar para Resende, entrou para a organização da Batalha da Copa, segundo ele, graças ao criadores do evento (Tk, JottaM & Arthur). Abriu sua gravadora de música, a Tyger Music Records, e em fevereiro deste ano foi o ganhador do Prêmio OLHO VIVO 2020 - Categoria Videomaker/Filmmaker. Agora está trabalhando apenas com a gravadora

> Contatos profissionais: InstagramTelefone: (21) 99192-8910. 

________________________________________________________

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

1 Comentário

×

×

×

  • Japa mc

    É um orgulho poder ter feito parte disso ???