Publicidade

RH

Olhar Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Resistir é Preciso

O rap resistência do ocsob

Rapper de Barra Mansa representou a região na Batalha Racional, em São Paulo; artista está trabalhando em dois EPs e mais quatro clipes

Música  –  10/02/2022 17:18

WhatsApp Image 2022-02-07 at 20.59.53
 
(Foto: Divulgação)

_______________________________________________________

Todos os trabalhos de ocsob são autorais, ele tem nove músicas gravadas, quatro clipes e duas cyphers

_______________________________________________________

Thiago Bueno, 34 anos, conhecido como ocsob, leva o rap de Barra Mansa além-limites. O rapper representou a região sul fluminense na edição 353 da Batalha Racional, no dia 4 de fevereiro (Rua Augusta x Avenida Paulista), em São Paulo. Motivos para o convite não faltam: Todos os trabalhos do artista são autorais, ele tem nove músicas gravadas, quatro clipes, duas cyphers, está trabalhando em dois EPs, mais quatro clipes e é o idealizador/realizador do projeto Perifa Resistência.

- O pocket show na Batalha Racional foi um convite do meu irmão/amigo, o rapper Hael EC, possibilitando a expansão do meu trabalho. Fiz uma apresentação animada, o público curtiu bastante. Essa foi a minha terceira apresentação no Estado de São Paulo, e este ano vou voltar mais vezes pra lá.

A Batalha contou com apenas dois artistas, o Hael EC, de São Paulo, e ocsob, que fez uma apresentação rápida (15 minutos). O evento todo durou cerca de duas horas.

- Foi muito importante pra mostrar a força do rap do interior do Rio de Janeiro. Levar o nome da minha cidade pra outro estado, que é o berço do rap nacional, e dar mais visibilidade para Barra Mansa e o meu trabalho - diz.

Segundo ocsob, em 2019 ele fez mais de 30 shows pelo Rio de Janeiro, o que o tornou o primeiro MC da região a completar o circuito zona sul de rima.

- Mas fiz show da zona sul à zona norte da capital, passando por comunidades, como a Rocinha, Vidigal, Santo Amaro, Cidade Alta, Morro dos Prazeres, Barreira do Vasco, entre outras.

Realidade local

Na avaliação do rapper, o cenário atual, no que se refere a espaços e oportunidades para mostrar arte alternativa, não é dos melhores.

- Deveria ter mais apoio das casas de shows de Barra Mansa. Eu, particularmente, já me apresentei em algumas casas de nome na região, mas ainda assim é muito difícil para os artistas locais terem uma oportunidade digna de mostrar o trabalho. Enquanto artistas do nosso segmento vêm aqui na região e recebem por isso, contratantes insistem em querer o nosso trabalho apenas por divulgação e oportunidade, mas sem remunerar. Por isso é importante estudar e se aperfeiçoar, buscando um apoio certo pra não cair em qualquer coisa, sem nenhuma garantia.

ocsob sugere mais investimento na área, mais atenção do setor cultural das cidades, para melhorar essa realidade.

- Muitos MCs tiram do próprio bolso pra fazer eventos e trazer mais oportunidade pra artistas da região. Com esse intuito eu criei o projeto Perifa Resistência, que visa dar visibilidade pros artistas da região, não só rapper, mas DJ, produtor, grafiteiros, etc.

Assim como grande parte dos artistas da região, o rapper não vive exclusivamente da sua arte.

- Eu também não consigo ainda viver apenas da música, mesmo fazendo vários shows, por rodas de rima e casas de shows. Tiro minha renda da minha barbearia (ele é barbeiro), e muitas vezes tiro do meu próprio bolso pra investir na música e no Perifa Resistência.

Quem é o rapper

A escolha do nome artístico de Thiago Bueno veio de uma brincadeira com alguns amigos da rua onde ele morava. Ele conta que o chamavam de Bosco, porque, segundo eles, Thiago se parecia com um famoso goleiro

- Então um belo dia um amigo chegou e me chamou de ocsob (Bosco ao contrário), geral curtiu a ideia e decidi usar esse nome.

A trajetória artística começou em 2015, quando colocou o seu trabalho na pista, na terceira Roda de Rima de Barra Mansa.

- Eu me apresentei com um grupo que tinha, chamado conexão304, e sempre disse que não queria ficar só na minha cidade. Então fui apresentando o meu trabalho pra produtores culturais da região e enriquecendo o meu trabalho a cada dia. Com o enriquecimento da minha apresentação e com muita dedicação, consegui abrir o show dos Racionais MCs duas vezes, já tive o prazer de abrir o show do Felipe Ret e tive também o prazer de ter o rapper Xamã gravando um clipe no meu show na Rocinha.

> Contatos profissionais do ocsob: Spotify OCSOB | Instagram @o.c.s.o.b @perifa.resistencia | Youtube OCSOB 

________________________________________________________

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×