<

Publicidade

Premio

Vai Recorrer

UFF fala sobre suspensão do vestibular por baixa qualidade

Nota oficial da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal Fluminense explica Conceitos Preliminares de Curso do MEC

Parabólica  –  20/12/2012 17:42

638

(Foto Ilustrativa)

UFF providenciará recurso à Secretaria

de Regulação e Supervisão da Educação Superior

 

No Diário Oficial da União de ontem, 19, a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC (Ministério da Educação) divulgou uma lista de cursos de graduação do país que obtiveram CPC (Conceitos Preliminares de Curso) insuficientes. Essa mesma secretaria determinou que fossem aplicadas medidas cautelares a alguns deles que inibem o seu funcionamento normal. Em algumas das mais importantes universidades do país, conceitos insuficientes foram atribuídos a diferentes cursos de graduação. Na UFF (Universidade Federal Fluminense) receberam o referido conceito os cursos de graduação em arquitetura e urbanismo, ciências sociais (licenciatura), engenharia agrícola, engenharia mecânica (Volta Redonda), história - Niterói (licenciatura), matemática - Santo Antonio de Pádua (licenciatura), pedagogia - Niterói (licenciatura), ciências sociais (licenciatura) e geografia - Niterói (bacharelado). 

Importância maximizada... 

O CPC é atribuído a partir de diversos indicadores, dentre os quais o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Esse representa cerca de 70% do total desse conceito, o que traz uma natural distorção na avaliação de muitos cursos quando alunos ainda boicotam esse exame nacional, comprometendo assim uma avaliação real do curso e da instituição. "Maximizar a importância do resultado do Enade no CPC contraria o modelo de avaliação dos estudantes concluintes de graduação, prevista no Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior), em que o Enade é tão somente um dos componentes de avaliação, somado à autoavaliação e à avaliação externa in loco. Portanto, avaliar um curso é uma tarefa mais ampla e complexa, não devendo ser feita a partir de um exame de desempenho de estudantes. Na UFF, observamos que em recentes avaliações in loco dos diferentes cursos apontados como insuficientes na presente avaliação pelo CPC resultaram em conceitos elevados, seja em infraestrutura, corpo docente altamente qualificado e projeto pedagógico", disse, por meio de nota, o pró-reitor de graduação da UFF, Renato Crespo Pereira. 

Fragilidade da avaliação... 

Segundo Pereira, a UFF, por meio da Prograd (Pró-reitoria de Graduação), vem tomando medidas para conscientizar os estudantes, professores e coordenadores para as consequências de um resultado insuficiente no CPC, embora reconheça a fragilidade da avaliação somente por esse parâmetro. "O conceito máximo, nota 5, obtido pela UFF em 2011, por meio de avaliação do MEC, reflete a busca permanente pela excelência da universidade em todos os níveis, o que se contrapõe em grande margem a uma nota no Enade insuficiente em alguns dos nossos cursos. Desde já providenciaremos recurso à Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior e, caso necessário, celebrando protocolo de compromisso com o MEC na forma da lei, no tocante aos cursos de arquitetura e urbanismo e ciências sociais (licenciatura - Niterói), os dois que sofreram medidas mais restritivas", informou. 

Feira de Integração Social... 

Será realizada nesta quinta-feira, 20, e amanhã, 21, em Volta Redonda, a Feira de Integração Social. Das 8h às 17h, na Praça Sávio Gama, no Aterrado, trabalhos de artesanato com materiais recicláveis, tricô, bordado, ponto cruz, entre outros. 

UBM forma pacientes... 

Na tarde de ontem, 19, alunos do Capsi (Centro de Atenção Psicossocial Infantil) de Barra Mansa receberam o certificado do curso de informática básica. Faz parte do projeto Ativa, que é oferecido desde 2001, numa parceria entre a coordenadoria de Extensão do UBM (Centro Universitário de Barra Mansa) e o Capsi. Um dia da semana é reservado para que os pacientes façam o tratamento terapêutico utilizando as instalações do UBM. Além dos pacientes, também participaram da oficina, mães e uma funcionária do Capsi. 

Tomada Urbana... 

A Tomada Urbana Ato IV termina nesta sexta-feira, 21, em Barra Mansa. A atração, organizada pelo Coletivo Teatral Sala Preta, reúne espetáculos de teatro e música, que são apresentados pelas ruas da cidade de graça. Além do grupo da região, companhias do México e do Rio de Janeiro participam do evento. 

Confira a programação completa:

  1

Por hoje é isso. Até mais...

Por Redação do OLHO VIVO  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×