(Fotos: Divulgação)
Projeto terá continuidade no segundo semestre
e pretende ser estendido para as demais séries
A Escola Estadual Jardim Maria Dirce III, em Guarulhos (SP), aproveitou a Copa do Mundo para colocar em prática o projeto transdisciplinar, idealizado pelas professoras Luana Cremon (língua portuguesa) e Taysa Bensone (geografia). Inspira-se na trilogia "Divergente". A trilogia fictícia de Veronica Roth, "Divergente", "Insurgente" e "Convergente", consiste numa sociedade futurista dividida em facções que primam valores humanos em prol da organização social que evite conflitos como uma Guerra Mundial. O primeiro livro já virou filme.
A arena de debates foi direcionada aos alunos do 2º e 3º ano do ensino médio. Segundo as duas profissionais, mesclou o tema mundial de futebol com a habilidade de pensamentos e propostas de intervenção para as problemáticas e polêmicas no mundo atual, enaltecendo os valores da ética humana para embasar os argumentos.
Veja o trailer do filme "Divergente"
Para a aluna Flávia Aquino, de 17 anos - 3º B, a Copa do Pensamento foi o projeto mais gostoso que teve a oportunidade de participar e acrescentou muito a todos os alunos.
- Mas falando em ordem pessoal acrescentou muito a mim, aos meus valores. Nesse projeto eu trabalhei ao lado de pessoas diferentes e passei a enxergá-las de igual pra igual, as diferenças caíram por terra, a ansiedade de resolver os temas selecionados nos aproximava, nos dava sede de conhecimento, todos pesquisavam, não tinha um sequer que não estivesse a par do assunto. Em relação às facções, esse projeto ajudou e muito a usarmos o que temos de mais valoroso em nós (no meu caso a franqueza) a nosso favor, aprendemos com a professora Taysa e a professora Luana a termos equilíbrio e sensatez em nossas afirmações - diz.
- O projeto foi maravilhoso, não entristeceu o fato de não estarmos na final, e sim o fato de ser a final. Não queria que esse projeto tivesse um fim, afinal, nos mostrou que todos, sem exceção, são vencedores e me deu uma visão de mundo diferente de tudo que já tinha visto e que pensava. Faço votos que esse projeto seja visto com muito carinho pois eu digo sem medo de errar que ele faz o jovem mudar - acrescenta.
O aluno Kevin Romani, 18 anos - 3º C, concorda e enfatiza que poder ver pessoas com ideias diferentes se juntando e expondo o que pensavam, defendendo princípios, foi muito legal:
- Em todos esses anos na escola nunca vi um projeto em que todos participaram e se empolgaram em fazer acontecer. Ver uma galera que antes do projeto não olhava nem na cara um do outro, e no final essa mesma galera toda junta dando risada e fazendo amizades que elas mesmas julgavam impossíveis. Eu sou muito grato ao meus professores que nos proporcionaram um projeto diferente em que nós podíamos mostrar nossas ideias e nos expressar de uma maneira diferente. Foi uma experiência que vou levar pra minha vida, aprender a resolver problemas, ouvir quem está do seu lado, e perceber que no final estávamos todos super envolvidos no projeto. É muito bom ver os alunos de uma escola inteira com aquele sentimento de união!
Algumas imagens do projeto transdisciplinar
Confira a entrevista com Luana Cremon e Taysa Bensone
Projeto foi idealizado pelas professoras Luana Cremon,
de língua portuguesa, e Taysa Bensone (geografia)
Quando e como nasceu a ideia do projeto?
Luana Cremon - O projeto surgiu de uma conversa informal acerca da Copa do Mundo - Fifa. Preocupadas com os questionamentos sociais que envolviam o tema do Brasil sediar um evento de tamanha magnitude em meio a tantos problemas de ordem política, econômica e social. Então, eu e professora Taysa Bensone conduzimos alguns dos objetivos de nossas disciplinas, que é criar bons artigos de opinião com as informações polêmicas que permeiam a atualidade mesclando os conteúdos de língua portuguesa e geografia crítica e construindo críticas consistentes e conscientes.
Como aconteceu na prática essa arena de debates?
Luana Cremon - Os alunos foram também organizados em diferentes "equipes/facções", como na obra, intituladas; Abnegação, Audácia, Amizade, Franqueza e Erudição. A partir de estudos e orientações foram estimulados a pensar nos problemas socioeconômicos nos diferentes âmbitos e as diferentes ideias eram confrontadas na chamada "arena de debates".
As equipes foram formadas sob o nome de facção no intuito de contextualizar com a obra de ficção inspiradora "Divergente", onde o significado limita-se a organização de pessoas que se comportam ou pensam de uma maneira diferente daquelas que fazem parte do seu grupo, partido etc. Os alunos em seus relatos dão destaque à integração da diversidade de pensamentos e pessoas com o fim de "pensar" soluções. Na fase inicial, todas as equipes se confrontaram seguindo as regras:
- Os temas para os debates foram amplamente divulgados no blog do projeto e redes sociais;
- No dia do enfrentamento eram sorteados os temas, cada um composto por duas questões polêmicas;
- As equipes tinham o prazo de dois minutos para exposição de ideias;
- A equipe adversária tinha dois minutos para a réplica;
- E a tréplica com um minuto para a apreciação de três jurados que determinavam a melhor argumentação.
Quantos alunos participaram no total, qual a faixa etária média?
Luana Cremon - Estavam envolvidos no projeto os alunos do 2º e 3º ano do ensino médio, num total de 220 alunos, aproximadamente, na faixa etária de 15 aos 18 anos. A Copa do Pensamento teve início em 10 de maio, com a aplicação dos testes que direcionariam os integrantes às suas respectivas equipes. Após a formação das mesmas, seguimos um cronograma de encontros preparatórios nos dias 16, 21, 23 e 28 de maio. A fase inicial dos "jogos/debates" se deu de 3 e 4 de junho. A semifinal aconteceu no dia 5 e a grande final no dia 6.
Como vocês mesclaram o tema Copa com os problemas atuais? Poderia dar um exemplo prático?
Taysa Bensone - A repercussão das atividades superou nossas expectativas. Os alunos enfatizam o aprendizado de convivência e conhecimento de mundo que foi agregado através da metodologia e dinâmica do projeto que basearam-se no uso das TICs (como blog, whatsapp, chat...) procurando uma integração entre os jovens e um novo canal de ensino aprendizagem, pesquisas e estudos.
Detalhe, por favor, a ação e metodologias aplicadas nesse projeto. Como isso se reflete nos resultados do processo ensino-aprendizagem?
Taysa Bensone - As equipes são estimuladas ao desenvolvimento da oralidade, organização em equipe e delegação de tarefas, conduta disciplinar, introdução das normas ABNT e regulamento para elaboração dos trabalhos e tarefas, dentre outros fatores.
Qual o período de duração do projeto? Outros projetos. O que vem por aí?
Taysa Bensone - O projeto terá continuidade no segundo semestre e pretende ser estendido para as demais séries, dado o enorme envolvimento dos alunos e bons resultados no processo. Assim como pretendemos colocar em ação os projetos sociais elaborados pelos alunos, produto da aprendizagem e envolvimento da "Copa do Pensamento", que ao abordar temas atuais e polêmicos gerou propostas de intervenção.
Serviço
> Para saber mais sobre o projeto acesse o blog. Ou envie e-mail para: professoraluanacremon@hotmail.com