Publicidade

Apoieo Jornalismo independente

Tela Grande

Professor da UFF lança livro sobre a história dos cinemas de Niterói

Fruto do projeto de pesquisa História das Salas de Cinema de Niterói, o título abrange o período do fim do século XIX até o ano de 2012

Pelo Brasil  –  05/02/2013 18:25

1

(Foto: Divulgação)

Livro é de autoria do professor Rafael de Luna, do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF 

O livro "Cinematographo em Nictheroy - História das salas de cinema de Niterói" faz um estudo panorâmico e abrangente sobre o papel do cinema na cidade que, por mais de um século, foi a capital do Estado do Rio de Janeiro. O livro é de autoria do professor Rafael de Luna, do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF (Universidade Federal Fluminense), onde leciona disciplinas relacionadas à história do cinema brasileiro. 

Fruto do projeto de pesquisa História das Salas de Cinema de Niterói, o título abrange o período do fim do século XIX até o ano de 2012. 

- Por meio dessa pesquisa, narramos a própria história da reorganização da cidade, passando pela consolidação do Centro como zona comercial, a valorização dos bairros da Zona Sul, a decadência da Zona Norte industrial e a expansão na direção da Região Oceânica - explicou Rafael de Luna, acrescentando que a pesquisa resultou no blog, no qual são publicadas fotografias históricas das salas de cinema de Niterói e postados comentários sobre as transformações da cidade. 

Outros aspectos da obra 

O livro também trata de aspectos como a passagem para o cinema sonoro, a chegada das telas panorâmicas, o advento do cinema drive-in e a recente implantação dos multiplexes nos shopping centers do município. 

Viabilizada pelo edital Memória Fluminense do Instituto Estadual de Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, a publicação está sendo lançada em coedição com a Niterói Livros, da Fundação de Arte de Niterói. 

Serviço 

> Cinematographo em Nictheroy - História das salas de cinema de Niterói - Lançamento previsto para o dia 27 de fevereiro, na Editora da UFF, Reitoria, Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói.

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×