(Foto Ilustrativa)
Não basta falar uma outra língua, mas fala-la bem
Falar idiomas é cada vez mais essencial para quem quer “ter o mundo a seus pés”.
A tecnologia dinamiza o mercado de uma forma inovadora e quebra quase todas as barreiras para trabalho, comércio, conhecimento e relacionamento. Mas a coisa não é tão simples como parece...
Fazer parte desse nicho restrito implica, não apenas em falar uma outra língua, mas em fala-la bem!
Entre as famosas dedicação, prática e aptidão - que com certeza são elementos importantíssimos para quem pretende adquirir uma habilidade - esbarramos com outras questões um pouco mais sutis, mas que, sem dúvida, devem ser consideradas por quem está em busca da maestria.
1. Pronúncia
É saber o tom, entender o ritmo da língua. O idioma é como uma música que acompanha uma forma de viver, de ver a vida.
Se não pronunciar direito, enfatizando a sílaba certa e aliviando as outras, não se fará entender, não como gostaria.
Sem essa sensibilidade, ainda que com excelente gramática e vocabulário, não se integra à cena, fica-se ali, meio que de “intrometido”, demonstrando que é estranho ao contexto.
2. Referências
Não basta saber o que falar, deve-se saber como falar no sentido mais amplo da coisa.
A língua é permeada por cultura e se inserir nela implica em entender um pouco das principais referências do país.
Deve-se ainda levar em conta que além do sentido semântico das palavras (aquele dado pelo dicionário), existe o pragmático, que significa a conotação que faz com que o uso de uma palavra seja mais ou menos adequada à determinadas situações. A língua é um código complexo!
3. Controle Emocional
Esse é, sem dúvida, o estágio mais desafiador do processo. Só um domínio fundado em uma base bem-feita e anos de prática intensiva são capazes de te garantir nessa etapa.
Controlar as emoções nos momentos em que tudo parece do avesso, não é tarefa das mais fáceis nem mesmo na própria língua.
A capacidade de fazê-lo, sem permitir que isso afete a sua desenvoltura em uma outra língua, chancela uma conquista que poucos são capazes a esse nível.
Lingostan é um site de idiomas e está “recheado” de conteúdos sobre o desenvolvimento de uma segunda língua!
