Publicidade

RH

Transtorno do Espectro Autista

Como lidar com o autismo em sala de aula e em casa

Instituto NeuroSaber realiza, de 2 a 9 de abril, workshop online e gratuito

Pelo mundo  –  26/03/2018 21:13

7157

(Foto Ilustrativa)

Curso ensinará características peculiares do autismo

 

Apesar de pesquisas apontarem o aumento do número de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em salas de aula, poucas escolas estão preparadas para atendê-las, muito menos para detectar ou auxiliar médicos e profissionais da saúde a diagnosticar o transtorno. Pensando nesse dilema, o Instituto NeuroSaber realizará, de 2 a 9 de abril, o workshop online e gratuito “Entendendo o autismo”. As inscrições podem ser feitas aqui.

As aulas serão ministradas por Clay Brites, um dos fundadores da NeuroSaber, formado em pediatria e neuropediatria pela Santa Casa de São Paulo, integrante da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), doutorando em ciências médicas pela Unicamp e vice-presidente da Abenepi-PR. 

Ele também é pesquisador na área de Transtornos de Desenvolvimento e autor de vários capítulos de livros sobre Transtorno do Espectro Autista e transtornos relacionados, como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD), Dislexia, dentre outros.

Sobre as aulas 

O workshop será uma série de aulas em vídeo, com duração de sete dias, que ensinará características peculiares do autismo. Será possível entender melhor, por exemplo, sobre o que é realmente o TEA, como deve ser feito o diagnóstico, quais os testes e avaliações existem, os tratamentos mais eficazes, além de discutir sobre as diferentes apresentações clínicas e comportamentais do TEA. 

- São conhecimentos que vão dar segurança a todos os envolvidos no que tange à avaliação diagnóstica até a intervenção. Todo o conteúdo do workshop possui fundamentação científica, e foi readaptado para que o público em geral saiba melhor sobre o tema com uma linguagem simplificada do tema - ressalta. 

Necessidade 

Segundo Brites, há ainda diversos profissionais - como, por exemplo, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais e psicomotricistas - que mesmo tendo ampla formação possuem uma visão fragmentada, sem fundamentação científica, consistente e sem espectro interdisciplinar. 

Para ele, essa falta de preparação deixa esses mesmos profissionais à mercê de dados desencontrados e que podem iludir a real dimensão do que fazer nestes casos. 

- Já os pais, por vezes, percebem as dificuldades e os comportamentos estranhos do(a) filho(a) mas, por total desconhecimento, ficam perdidos e inseguros, antes durante e após o diagnóstico. Por meio do projeto, pretendemos auxiliar e sensibilizar toda a sociedade a respeito do autismo. Também queremos levar conhecimento relevante aos pais e professores sobre como lidar com crianças autistas em casa e na escola. Será uma oportunidade única de ter mais segurança na avaliação, diagnóstico e intervenção.

_______________________________________________________

Fique de Olho 

> Workshop Online Entendendo Autismo - Instituto NeuroSaber. Data: de 2 a 9 de abril. Clique aqui para se inscrever. As aulas poderão ser acessadas por meio do celular, tablet, notebook ou computador, a qualquer hora do dia e de qualquer lugar na semana de 2 a 9 de abril.

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×