Publicidade

RH

Sétima Edição

Encontro de Poetas da Língua Portuguesa - Online e gratuito

Conferência será transmitida pelo Facebook, de 4 a 7 de novembro; proposta é celebrar a vida e unir os povos que falam o mesmo idioma

Pelo mundo  –  29/10/2021 19:46

 
Capa da Antologia do VII Encontro de poetas

(Foto: Divulgação)

_______________________________________________________

Além das palestras, haverá também o lançamento da antologia comemorativa do VII EPLP, intitulada “Os Poetas, a Poesia e os Continentes”; publicação conta com 270 poemas de 123 poetas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal

_______________________________________________________

Celebrar a vida e unir os povos que falam o mesmo idioma. Essa é a proposta da sétima edição do Encontro de Poetas da Língua Portuguesa (VII EPLP). Aberto ao público e gratuito, de 4 a 7 de novembro, terá conferência transmitida pelo Facebook.

Para Mariza Sorriso, poeta brasileira e organizadora do EPLP, uma das propostas da iniciativa é promover a inclusão e dar a conhecer a poesia e cultura dos países de língua portuguesa aos seus pares.

- Os encontros sempre apresentam poetas das mais variadas idades e níveis de vivência poética, renomados e premiados doutores e PHDs em letras, ao lado de poetas neófitos. Por exemplo, muitos iniciaram suas publicações literárias através das nossas antologias comemorativas, outros tiveram seus dons poéticos despertados nos nossos encontros. Com esta sétima edição, esperamos atingir a marca de três mil participantes - diz.

Além das apresentações, haverá também o lançamento da antologia comemorativa do VII EPLP, intitulada “Os Poetas, a Poesia e os Continentes”.

A publicação conta com 270 poemas de 123 poetas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal. A obra faz homenagem a importantes personalidades da poesia, como o brasileiro Solano Trindade, o cabo-verdiano Oswaldo Osório e o português-angolano José Manuel Martins Pedro, cofundador do projeto e que morreu em 1º de agosto de 2021, vitimado pela Covid-19.

História do evento

Criado em 2013, o EPLP é realizado desde 2014, anualmente, no Brasil, em Portugal e numa capital africana. O evento já foi realizado em cidades como Rio de Janeiro, Recife, Olinda, Belém, São Paulo, Lisboa (Portugal), Maputo (Moçambique) e Luanda (Angola).

Em 2019, com o apoio institucional da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi realizada a VI edição na Guiné-Bissau. Em 2022, o EPLP será em Praia (Cabo Verde) para homenagear o poeta Oswaldo Osório.

Confira a programação

. Palestra - “Aonde a arte e a Poesia têm nos levado”, com homenagem a Solano Trindade, Oswaldo Osório e José M. M. Pedro pela poeta brasileira Mariza Sorriso.
. Fala - Representantes dos países.
. Projeções e histórico - Edições anteriores.
. Sarau - Lançamento da antologia comemorativa. 

> VII Encontro de Poetas da Língua Portuguesa. Gratuito e online. De 4 a 7 de novembro. Local: Grupo do Facebook Encontro de Poetas da Língua Portuguesa (Países CPLP).

________________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×