(Foto: Divulgação)
Namoradinha do Brasil: Cecília é uma jovem comissária de bordo e filha do motorista da mansão
Olá, galera. A coluna relembra os 40 anos de um irresistível folhetim no horário das 19h, atualmente tão prejudicado pela baixa audiência. Escrita especialmente para a atriz Regina Duarte, a trama de "Carinhoso" foi inspirada na peça "Sabrina fair - A woman of the world", de Samuel Taylor, encenada em 1953. A peça também deu origem ao filme "Sabrina", comédia romântica de 1954, dirigida por Billy Wilder. O autor Lauro César Muniz conta que teve o cuidado de escrever ao dramaturgo, informando-lhe que havia se baseado no triângulo amoroso da sua peça para escrever uma telenovela, apesar de considerar seu enredo apenas superficialmente semelhante ao original.
Cecília é uma jovem comissária de bordo e filha do motorista da mansão onde moram os irmãos Eduardo (o saudoso Marcos Paulo) e Humberto Vasconcellos (Claudio Marzo), ambos apaixonados e encantados com a moça que volta após uma viagem a Nova York. O retorno da filha de Felipe (Gilberto Martinho) causa alguns transtornos à família dos irmãos, cada vez mais envolvidos por uma nova mulher. A essa altura o caçula Eduardo está noivo de Marisa (Débora Duarte), que faz de tudo pra prejudicar a rival, e Humberto seduzido pelos encantos de Cecília, que não mede esforços para conquistá-la. Um delicioso romance "água com açúcar".
Novela teve de ser encurtada
Embora os encontros e desencontros, a novela não tinha uma sustentação maior da qual apresentava outros triângulos amorosos, mas obteve um relevante sucesso. A novela, porém, teve de ser concluída antes do que o autor imaginava, porque Regina Duarte anunciou que estava grávida. À medida em que a gravidez foi se tornando evidente, aumentou o número de cenas da atriz com tomadas em close, ao passo que uma dublê passou a fazer os planos longos.
Destaque para a abertura da novela, onde eram inseridas imagens de pontos turísticos de Nova York que tem como tema a canção homônima de Pixinguinha num arranjo de Marcio Montarroyos em uma brilhante releitura jazzística. Destaque também para a trilha sonora.
Um atrativo a mais para a trama
"Carinhoso" foi uma das primeiras novelas a ter gravações no exterior. Um atrativo a mais para a trama. A novela teve no elenco Rosamaria Murtinho, Claudio Cavalcanti, Suzana Faini, Fúlvio Stefanini, Herval Rossano, Célia Biar, Marco Nanini, Lúcia Alves, Reinaldo Gonzaga, Zeni Pereira, Irma Alvarez, Lícia Magna, entre outros. Com direção de Daniel Filho. Foi exibida de 4 de julho de 1973 a 19 de janeiro de 1974. Uma agradável história!
Na próximas semanas falarei sobre as primeiras impressões de "Saramandaia", a nova atração das 23h. Abraços, galera.
> Fontes: Wikipedia, site Teledramaturgia