Publicidade

Premiação 2026

"O Dono do Mundo"

A volta do vilão mais charmoso e odiado das telenovelas

Gilberto Braga escreveu a história de poder, ética, corrupção e muita vilania

Televisão  –  26/10/2014 14:19

1

(Fotos: Divulgação)

Sedutor: Antônio Fagundes deu vida ao célebre e temido cirurgião
plástico que encantava todas as mulheres no início dos anos 90
 

Olá, galera. Estava com saudades. Bom, como sou grande apreciador de novelas (sobretudo as mais antigas!), dedicarei esta coluna para contar sobre a volta de uma história de poder, ética, corrupção e muita vilania. A propósito, vocês conhecem Felipe Barreto? Sim, você noveleiro já deve ter ouvido esse nome alguma vez na história da teledramaturgia. Antônio Fagundes deu vida ao célebre e temido cirurgião plástico que encantava todas as mulheres no início dos anos 90.

Trata-se de "O dono do mundo", de 1991. A trama escrita por Gilberto Braga sucederá "Dancin´days" a partir desta segunda-feira, 27, à meia-noite, pelo canal por assinatura Viva. Com esta, será a terceira novela consecutiva do autor no horário.  

A escolha soa um tanto ou quanto estranha, já que o folhetim não fez grande sucesso quando foi ao ar originalmente, sofrendo com problemas de audiência e repercussão, devido ao fenômeno mexicano "Carrossel", exibido pelo SBT na época.

A trama gerou controvérsia. A princípio, o público torceu o nariz para a mocinha, Márcia, vivida por Malu Mader, que muito facilmente cai na conversa do vilão sedutor. Na trama, Felipe apostara com um amigo uma caixa de champanhe dizendo que seria capaz de tirar a virgindade da moça antes de seu noivo, no dia de seu casamento.

A certo ponto da novela, Silvio de Abreu foi chamado para supervisionar alguns capítulos, promovendo mudanças substanciais no perfil de alguns personagens. 

Muitos foram os destaques na novela 

3

Glória Pires e Kadu Moliterno; ela interpretou a socialite traída Stella, mulher do protagonista

Glória Pires como a socialite traída Stella, mulher do protagonista; Fernanda Montenegro como a cafetina Olga Portela; Thais (Letícia Sabatella), uma prostituta de luxo; a aristocrata Constância Eugênia (Nathalia Timberg), rival de Olga. Destaque também para a belíssima abertura da novela. A sobreposição de imagens de mulheres sensuais sobre o globo na famosa sequência do filme "O grande ditador", de Charles Chaplin. A abertura custou alguns dólares à Globo devido a problemas com direitos de exibição da cena do filme.

No elenco ainda tem Kadu Moliterno, Stênio Garcia, Ana Rosa, Tadeu Aguiar, Daniel Dantas, Marcello Serrado, Odete Lara, Beatriz Lira, Beth Erthal, Jacqueline Laurence, Jonathan Nogueira, Leandro Figueredo, Otávio Muller, Mara Carvalho, Betty Goffman, Tássia Camargo, Maria Padilha, Antônio Calloni, os saudosos Hugo Carvana, Daniela Perez, Claudio Correa e Castro, Paulo Goulart e os estreantes Paulo Gorgulho e Angelo Antonio.

"O dono do mundo" teve audiência geral um pouco acima dos 47 pontos, considerada baixa para a época. Hoje em dia seria uma luta chegar a tal ponto.

Direção de Dennis Carvalho, Mauro Mendonça Filho e Ivan Zettel

Um bom motivo para ficar acordado.

Segunda a sábado à 0h, no Canal Viva. Horário alternativo 13h30.

Abraços, galera.

> Fonte: UOL Entretenimento, Na telinha 

Personagem do Dia

2

Yolanda Pratini (Joana Fomm) em "Dancin´days" (1978/79); interpretação que fez história na TV

Por Albinno Oliveira Grecco  –  albinnooliveira@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×