<

Publicidade

Premio

Dieta DASH

Como reduzir a hipertensão arterial

Plano alimentar inclui grãos integrais, peixes, aves e preconiza consumo reduzido de carne vermelha e doces

Viver bem  –  06/09/2012 18:57

10

(Foto Ilustrativa)

Hipertensão arterial é uma das doenças crônicas de maior

prevalência no mundo e causa grandes consequências futuras

Reduzir a hipertensão arterial mantendo uma alimentação saudável. Isso é possível com hábitos simples, como demonstra o estudo DASH (Dietary Aproaches to Stop Hipertension). A pressão arterial é reduzida de forma significativa por meio de um plano alimentar baseado em baixo teor de gordura total e saturada, colesterol e com maior consumo de frutas, legumes e verduras (fibras), além de produtos lácteos livres ou com baixo teor de gordura. Esse plano alimentar ficou conhecido como dieta DASH, que também inclui grãos integrais, peixes, aves e preconiza o consumo reduzido de carne vermelha, doces, produtos com adição de açúcares, sendo rica em potássio, magnésio e cálcio.

Mas o que é a dieta DASH? É uma dieta que visa diminuir os níveis de pressão sanguínea e minimizar os efeitos que a hipertensão pode ocasionar na saúde da população alvo. É recomendada pelas organizações nacionais e internacionais para o tratamento de pacientes portadores de hipertensão. A denominação dieta DASH surgiu a partir de um estudo realizado por cientistas norte-americanos, com o apoio do NHLBI (National Heart, Lung, and Blood Institute), em que foram examinados os efeitos de três intervenções no estilo de vida em reduzir a pressão arterial elevada.

Uma doença crônica

A HAS (Hipertensão Arterial Sistêmica) é uma doença que tem como característica o aumento da pressão arterial. É uma das doenças crônicas de maior prevalência no mundo e causa grandes consequências futuras. Sua causa engloba multifatores: genéticos, obesidade, sedentarismo, o estresse, o consumo de álcool e do tabaco. O maior desencadeador é a alimentação, destacando o alto consumo de alimentos ricos em gordura saturada e sódio.

Exemplo de alimentação saudável

1 - Escolha alimentos com pouca gordura saturada, gordura total e pouco colesterol. Por exemplo: aves, peixes e carnes magras. Coma pequenas quantidades.

2 - Coma muitas frutas e hortaliças, aproximadamente de oito a dez porções por dia (uma porção é igual a uma concha média).

3 - Prefira alimentos integrais, como pães, cereais e massas integrais.

4 - Coma oleaginosas (castanhas), sementes e grãos, de quatro a cinco porções por semana (uma porção é igual a 1/3 de xícara ou 40 gramas de castanhas, duas colheres de sopa ou 14 gramas de sementes, ou ½ xícara de feijões ou ervilhas cozidas e secas).

5 - Reduza a adição de gorduras. Utilize margarina light e óleos vegetais insaturados (como azeite, soja, milho e canola).

6 - Evite a adição de sal aos alimentos. Evite também molhos e caldos prontos, além de produtos industrializados.

7 - Diminua ou evite o consumo de doces e bebidas com açúcar.

Por Mariana Fernandes  –  mariana.fernandesoliveira@yahoo.com.br

1 Comentário

×

×

×

  • Marcelo de Oliveira Varella

    Reportagem objetiva e completa! Muito Boa!