Publicada em: 10/07/2015 (14:16:52)
Atualizada em: 30/07/2015 (10:57:41)
(Foto: Divulgação)
Matéria-prima do artista é residual, pois utiliza objetos descartados que passam a ter nova
perspectiva quando encontram a massa corrida, verniz acrílico junto com tinta óleo e acrílica
> Confira o roteiro com as exposições que podem ser vistas na região
A exposição "Escória de paisagem", do artista plástico barramansense Ranny Vidal, será aberta nesta sexta-feira, 10, às 19h, no espaço cultural Toca do Arigó, em Volta Redonda. Pode ser vista até 1º de agosto. O estudante de pintura da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que está concluindo o curso com esse projeto, selecionou os trabalhos realizados em 2013 e 2014, para serem exibidos ao público pela primeira vez. As pinturas trazem uma temática inspirada em subprodutos da produção metalúrgica e em paisagens que, normalmente, passam despercebidas pelo olhar e percepção das pessoas.
A principal matéria-prima do artista é residual, pois ele utiliza objetos descartados, que passam a ter uma nova perspectiva quando encontram a massa corrida, verniz acrílico junto com tinta a óleo e acrílica. A ideia é transformar em arte uma visão negativa que remete ao lixo e a sujeira dos centros urbanos. Para ele, suas obras funcionam como uma espécie de anti-cartão postal, e estão intrinsecamente ligadas à sua relação com a região sul fluminense.
- Resolvi investir nesse material, que é um subproduto da produção metalúrgica, junto com imagens de lugares esquecidos, sublugares da minha vida. Eu realmente acho que nossa cidade tem paisagens lindas, mas o problema é que nós não sabemos vê-las. Procuramos ao nosso redor as imagens que vemos na TV, nos cartões-postais, quando nosso próprio redor tem sua beleza própria - explica.
Ranny Vidal já participou de duas bienais da Escola de Belas Artes e, além da pintura, já trabalhou com animação e com restauro (que é a origem da atração do artista por materiais brutos). Seu estilo se baseia muito no alto contraste, na saturação das cores e nas pinceladas carregadas e enérgicas. Para visualizar o projeto se sua monografia clique aqui.
_________________________________________________________
Serviço
> A escória da paisagem - No espaço cultural Toca do Arigó,. Visitação: de quarta- feira a domingo, a partir das 20h, até dia 1º de agosto. A mostra acontecerá paralelamente à programação de eventos do estabelecimento. Rua Crispim Assis Pereira, 67, São Geraldo, Volta Redonda.