Publicada em: 03/08/2015 (11:32:32)
Atualizada em: 23/08/2015 (23:32:32)

(Fotos: Divulgação)
Programa será todo gravado no Estúdio Áudio Comunitário do ECFA
e também receberá gravações realizadas por poetas via Whats App
Poemas e reggaes autorais. Agenda e notícias sobre cultura, que deverá funcionar de forma colaborativa, solidária e criativa. Essa é a proposta do programa "Poesia Jah", que estreou em caráter experimental, no dia 23 de julho na Rádio Sarau. Uma hora semanal, todas as quintas-feiras, às 19h. O programa será todo gravado no Estúdio Áudio Comunitário do ECFA e também receberá gravações realizadas por poetas via Whats App.
O lançamento oficial será nesta quinta-feira, 6, às 19h, na Livraria Veredas (Pontual Shopping), em Volta Redonda. O evento contará com convidados especiais, os artistas que farão parte do projeto Intersecções (Wesley Faria, Jkely Soares, Paulo Roriz, Vinicius Brandão, Daiana Damião, Julinho dos Palmares, Andiana Freitas, Juliana Dorotea, Dio Costa, Valéria Resende, Júlia Maria, David Alquimista e Mariana Carvalho); integrantes das bandas Navegantes, Ruah Jah e Unidade Resistência; o cantor Cacau Andrade e amigos e amigas artistas dos idealizadores do programa, os integrantes do Poesia Jah, além do Poesia em Volta.
- Será a primeira oportunidade de reunir gente que estará na programação e na audiência. Além do sarau, acontecerá o lançamento digital do e-book "Um outro olhar" e vamos fazer projeções das fotopoesias - diz Giglio, do Poesia Jah.
Ele explica que é um programa regional e que a ideia é antiga, do coletivo de poetas Poesia em Volta (com as suas amigas Anielli Carraro e Regina Vilarinhos):
- Como somos poetas que gostam de falar suas poesias em saraus, foi natural que gravássemos nossas poesias para colocar para circular. E aí apareceu o Jorge Moreno, que criou e coordena a Rádio Sarau. Uma figura muito bacana que nos convidou a participar da programação da rádio. Isso já tem uns três anos. Agora, Jorge resolveu ampliar a área de abrangência e criar núcleos regionais. Como já estávamos na programação e como o CD do Poesia Jah - vol. 1 está tendo uma boa aceitação, ele nos convidou para coordenar o núcleo e batizou o programa.
A Rádio Sarau é um espaço democrático que reúne músicos, escritores, cineastas e produtores culturais independentes a fim de trocar ideias, conteúdos, oportunidades e serviços. Uma mídia colaborativa autossustentável, por meio de financiamento coletivo e de projetos especiais mantidos por apoiadores culturais. A programação da Sarau prioriza a música independente, jazz, soul e world music. Os blocos musicais sempre abrem com um palco virtual onde poetas e músicos podem apresentar seu trabalho autoral em formato demo.
Confira a entrevista com Giglio

"O programa não terá apresentador ou propaganda; apoiadores aparecerão
dando dicas culturais; teremos as poesias como foco e o reggae entre elas"
Quando você diz que a ideia é que a parceria entre os coletivos envolvidos seja solidária, criativa e colaborativa, você se refere especificamente a quê? De que forma isso vai funcionar na prática?
Baseado nos moldes da economia solidária, fazendo parcerias artísticas e para projetos, colaborando pra suprir as carências de estrutura e para realizar novos trabalhos.
O programa vai veicular poemas e reggaes autorais de gente do Sul Fluminense, começando por Volta Redonda. Qual será o formato do programa? Terá um apresentador? Quadros fixos? Entrevistas?
O programa não terá apresentador ou propaganda. Apoiadores aparecerão dando dicas culturais. Teremos uma hora semanal, todas as quintas, às 19h, e como o tempo é curto queremos fazer render. Teremos as poesias como foco e o reggae entre elas. E outros dois blocos: as poesias que nos enviarem pelo Whats App (24) 9-9996-7802 e a agenda cultural.
Vocês também vão divulgar a agenda cultural da semana. O que entra e o que fica de fora dessa agenda?
A princípio nada fica de fora. Não vamos restringir nem julgar as poesias. Mas é claro que não queremos nada diferente de nossas ideologias. Somos anti-capitalistas e libertários. Não faria sentido algo que fosse racista, machista, ou que estimulasse a competição do homem contra o homem.
Também será criado um grupo de Whats App para receber mensagens de voz que também vão pro programa. Qual o conteúdo dessas mensagens?
Poesia, poesia e mais poesia. E também dicas culturais.
No dia da gravação do primeiro programa terá o Microfone Aberto e tudo será gravado? Como vai funcionar?
Resolvemos registrar a noite em vídeo. Depois extrairemos o áudio para a rádio. Assim teremos dois produtos bem legais.
Haverá o lançamento virtual do e-book "Um outro olhar", com sua fotopoesias. O que o público encontra nesse e-book?
É o meu olhar para a cidade. Um olhar que se apura baseado na "Teoria da deriva", de Guy Debord. Um olhar que desnuda imagens que passam desapercebidas: gente, animais, chaminés, paredes. Pedaços das minhas andanças pela cidade, transformados em linguagem poética.
________________________________________________________
Serviço
> Gravação do primeiro programa - Dia 6 de agosto (quinta-feira), às 19h, na Livraria Veredas, Rua 14, n. 350, loja 59, Pontual Shopping, Vila Santa Cecília, Volta Redonda. SoundCloud e páginas dos músicos: Cacau Andrade, Unidade e Resistência, Ruah Jah. Guerrilha Produções: (24) 9-9996-7802.
Edição impressa


