Publicada em: 04/11/2015 (11:54:57)
Atualizada em: 19/11/2015 (10:15:07)
(Foto: Divulgação)
Artista dá vida a desenhos guiados pela potência do traço puro; próprios riscos norteiam criação
> Confira o roteiro com as exposições que podem ser vistas na região
Um passeio pelos muros da cidade, pelos quadrinhos, pela música popular e pela riqueza do nosso cotidiano. Uma experimentação com suportes, materiais e tintas. O resultado disso tudo o público vai encontrar na exposição “Risco”, de Rafo Castro, que faz parte do Programa de Ocupação Artística UBM 2015 - Artes Visuais. A abertura acontece nesta quarta-feira, 4, às 19h, na Galeria de Artes UBM Campus Cicuta. A visitação é até 18 de dezembro.
- Todas as cores e texturas foram resultado de experimentações que realizei meses antes, além desse mix de materiais, a minha preocupação maior era o traço, o traço mais puro, a primeira linha com a emoção que ela emanava daquele momento onde o suporte deixa de ser ‘branco’. A busca em fazer o traço sem tirar do papel e manter o movimento como movimento único sem censura foi libertador, diferente do que fazia, onde tudo era muito programado e a técnica era estudada muito antes de ser executada, como por exemplo, suportes e métodos de impressão, para os trabalhos anteriores, sempre foram uma preocupação muito grande e com essa série o acaso me fez ampliar horizontes e a valorização do traço abrir mais portas ainda - diz o artista.
O material de divulgação da mostra explica um pouco mais sobre a ideia central de “Risco”: “Quando pensamos em risco, imaginamos o dano, o perigo e o indesejável. Quando Rafo Castro desenha, não conserta o traço, ele arrisca, abraçando as incertezas e concebendo, assim, um mundo onde o risco é inerente à vida. Rafo incorpora a brincadeira do traço único, considerando a leveza e o humor ingredientes essenciais à criação artística. Ao criar figurações que não são essencialmente representações narrativas, que flertam entre a doçura e o grotesco, carregadas de possibilidades de interpretação, o artista dá vida a desenhos guiados pela potência do traço puro, em que os próprios riscos norteiam a criação”.
_________________________________________________________
Serviço
> Risco - De Rafo Castro. Visitação: até 18 de dezembro, de segunda a sexta-feira, de 14 às 21h. Atividades educativas: quintas-feiras, das 15h30 às 17h (dias 5, 12, 19 e 26 de novembro). Galeria de Artes UBM Campus Cicuta, Rua Luis Guilherme de Ataíde Cruz, 714, Fazenda Santa Cecília, Barra Mansa - acesso pela Vila Santa Cecília, Volta Redonda.