Publicidade

RH

Caráter Educativo

Exposição: a beleza do patrimônio histórico de Resende

Mostra - Dizer o indizível - reúne trabalhos de 17 fotógrafos da região e é uma parceria entre a Aman e o MAM

Parabólica  –  12/11/2017 16:38

Publicada: 19/05/2017 (23:23:14) . Atualizada: 12/11/2017 (16:38:52)
  • Paulo Hutmacher - Casa da Cultura

  • Francisco Comtê - Igreja Matriz

  • Pedro Luz - Santa Casa

  • Christian Meyn - Palacete da Praça do Centenário

(Fotos: Divulgação)

Época do café: Os pontos fotografados foram sorteados entre os participantes

> Programe-se: Confira o roteiro com algumas exposições que podem ser vistas na região

_______________________________________________________

A mostra, que pôde ser vista no MAM em maio/junho integrando a 15ª Semana Nacional de Museus, promovida anualmente pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), reúne imagens captadas por 17 fotógrafos da região, e agora faz parte do projeto MAM na Aman, uma parceria do Museu de Arte Moderna de Resende e a Academia Militar das Agulhas Negras. A exposição “Dizer o indizível” fica aberta à visitação até 3 de dezembro, no horário de funcionamento da Academia Militar.

_______________________________________________________

Toda a beleza do rico patrimônio histórico de Resende, formado por casarios, igrejas e monumentos erguidos nos séculos XIX e XX, em especial durante a época de ouro do café, está na exposição com curadoria do fotógrafo Antonio Calino e conta com a participação dos fotógrafos:

. Carlos Caldeira
. Christian Meyn
. Francisco Comtê
. Isabel Machado
. João Marcos
. João Sabóia
. Juliana Mello
. Lidiane Camilo
. Lucas Alves
. Paulo Hutmacher
. Pedro Luz
. Romildo Victorino
. Tamer Britto
. Thiago Ferreira
. Wallace Feitosa
. William de Oliveira
. Yuri Mello

Os fotógrafos percorreram as ruas do Centro Histórico da cidade, registrando ângulos do patrimônio histórico, tendo como diretriz a proposta temática definida pelo Ibram.

Os pontos fotografados foram sorteados entre os participantes que se dividiram na tarefa de clicar prédios imponentes e que guardam grande parte da história do município, como a Casa da Cultura Macedo Mirada, Câmara Municipal, o Casarão de Dona Maria Benedita (atual sede do Mercado Netinho, na Praça Oliveira Botelho), Caixa D´Água do Alto dos Passos, Hotel Leme, Colégio João Maia, Ponte Velha, Praça da Matriz, Rua IV de Novembro, Santa Casa de Misericórdia, Museu de Arte Moderna, Palacete e Praça do Centenário, além das Igrejas do Rosário, Senhor dos Passos e Matriz.

Para o prefeito Diogo Balieiro Diniz, a mostra tem um caráter educativo e será uma excelente oportunidade para que a população, em especial a juventude, possa conhecer e admirar o conjunto arquitetônico que compõe o patrimônio histórico de Resende.

- Resende teve um papel importantíssimo no cenário nacional durante o ciclo do café e a arquitetura do nosso Centro Histórico mostra esta riqueza de uma forma concreta. Com esta exposição vamos resgatar uma parte fundamental da nossa história. Tenho certeza de que, depois de visitá-la, o público passará a olhar esse patrimônio de uma forma diferente - disse o prefeito.

Curadoria e visitação 

A escolha de Antonio Calino como curador da exposição, segundo a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, vem coroar uma amizade de mais de 40 anos entre o fotógrafo e o MAM de Resende. A maior prova disso é que, desde que foi reaberto, na década de 1970, o Museu já abrigou exposições individuais e coletivas do fotógrafo.

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×