Publicidade

RH

Imagens de Rostos Humanos

Jorgete Gac expõe no Centro Cultural Fundação CSN

Exposição - 30 x 40 - registra um olhar pessoal sobre a imagem da figura humana; artista apresenta ao público reproduções em fotografias manipuladas e adesivadas em suporte de papel

Parabólica  –  19/04/2018 22:44

1

(Fotos: Divulgação)

_______________________________________________________

Além das impressões em papel, imagens em tecidos fazem parte da exposição 

_______________________________________________________

> Programe-se: Confira o roteiro com algumas exposições que podem ser vistas na região

A exposição “30 x 40”, de Jorgete Gac, composta por trabalhos inéditos, está aberta ao público até 18 de maio no Centro Cultural Fundação CSN, em Volta Redonda. A mostra, que tem a curadoria de Giane Carvalho, inicia o circuito de exposições de 2018 do Centro Cultural e registra um olhar pessoal sobre a imagem da figura humana. A exposição é gratuita e a abertura aconteceu ontem, 18, às 19h, com a presença da artista.

- É o início do circuito de exposições de 2018. Jorgete apresenta ao público reproduções em fotografias manipuladas e adesivadas em suporte de papel foam board, a partir de sua produção em tecido. Além das impressões em papel, imagens em tecidos fazem parte da exposição - afirma a coordenadora do Centro Cultural, Giane Carvalho.

Para Joanice Vigorito, doutora em história comparada pela UFRJ, as obras são retratos e pinturas que revelam camadas e mais camadas de um mesmo ser.

- A artista com a liberdade de quem produz, porque isso faz parte do seu viver, nos confia reflexões pessoais em forma de imagens, obras que falam de todos e para todos.

Por meio de imagens de rostos humanos, em pinturas acrílicas sobre tela, em que contornos não definidos se misturam juntamente com manchas de tinta em fortes tonalidades, é possível perceber o gestual da artista nas linhas e cores utilizadas em sua produção, que por vezes parecem desconstruir rostos e provocar questionamentos ao espectador. Joanice afirma também que Jorgete é uma artista de personalidade:

- Jorgete Gac é uma artista que se entrega de forma tenaz à pesquisa de materiais no processo de construção de suas obras. Persiste na temática, nos retratos, os quais adquirem potência por meio da articulação entre a proximidade de quem é uma boa observadora da alma humana e o distanciamento de quem se preocupa muito mais com os processos do que com os resultados.

2

Um pouco sobre Jorgete Gac

Nascida em Três Rios, Rio de Janeiro, iniciou seu percurso artístico em 1987. Participou dos grupos de pesquisa Klee, Elas e aprofundou suas pesquisas em artes com Ronaldo Auad, Clécio Penedo, Iole de Freitas e Paulo Pasta. Atualmente faz parte do Ateliê da Lia, na cidade do Rio de Janeiro, e do grupo de discussão e pesquisa em arte, sob a coordenação de Joanice Vigorito. 

Um pouco sobre a Fundação CSN

Braço de responsabilidade social da CSN, tem a educação como base norteadora de seus projetos sociais nas áreas de cultura, educação, esporte e meio ambiente. Atua em parceria com o poder público e iniciativa privada. Por meio de mecanismos de incentivos fiscais, desenvolve o Projeto Garoto Cidadão e outros projetos integrados, com o Centro Cultural Fundação CSN em Volta Redonda e o Caminhão Circula Brasil. No audiovisual realiza o Histórias que Ficam, programa de consultoria, fomento e difusão do documentário brasileiro. Para preparar jovens para o mercado de trabalho, desenvolve o programa Jovem Aprendiz com mais de 10 mil jovens formados e o Capacitar Hotelaria e Serviços, projeto social na área de hotelaria no Sul Fluminense. A Fundação contribui para o acesso à educação com programa de bolsas de estudos em suas escolas: ETPC, em Volta Redonda, CET, em Congonhas (MG) e com o Ganhar o Mundo, programa de bolsas de estudos no exterior para jovens mulheres.

_______________________________________________________

Fique de Olho 

> Exposição 30 x 40 - De Jorgete Gac. Visitação: de 19 de abril a 18 de maio. Local: Centro Cultural Fundação CSN, Rua 21, n° 402, Vila Santa Cecília, Volta Redonda.

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×