<

Publicidade

Premio

Conexão Kids

Como prevenir o uso de drogas na adolescência

Instituições municipais devem criar uma política de prevenção e escolas integrar em seus processos educativos ações contínuas

Colunistas  –  06/09/2012 22:03

15

(Foto Ilustrativa)

Dependência química é a oitava causa de solicitação de internação hospitalar, revela a OMS

O uso de drogas na adolescência é um tema que preocupa famílias, educadores e profissionais da saúde. Por que o jovem se droga? Para se livrar de algo, é uma fuga. Sabemos que esse é um dos maiores problemas do mundo moderno. A dependência química é a oitava causa de solicitação de internação hospitalar, revela a OMS (Organização Mundial de Saúde). É catalogada como doença fatal e primária, ou seja, não decorrente de nenhuma outra. 

A adolescência é a fase da vida definida como a transição entre a infância e a juventude. Caracteriza-se pelas mudanças e transformações biopsicossociais. É um período complexo em que o jovem não aceita orientações, pois acha que pode ter controle de si mesmo. A falta de diálogo pode levar ao afastamento do jovem da família e sua possível atração para grupos vulneráveis às drogas e a necessidade de fazer parte de “tal” grupo, que leva o adolescente à marginalidade. 

Política de prevenção 

É preciso que instituições municipais criem uma política de prevenção às drogas, e que escolas integrem em seus processos educativos ações contínuas em relação ao tema drogas. Tais ações devem contemplar atividades específicas, como o esporte, teatro, a música e a participação comunitária. É de extrema importância que professores sejam capacitados em relação à prevenção ao uso de drogas, incluindo temáticas específicas que dizem respeito aos fatores de riscos e agravos à saúde física e mental. 

Quanto à família, o diálogo, a amizade, o acolhimento, o bom exemplo que os pais oferecem, mesclados com atividades desportivas e recreativas, impondo limites aos filhos, ainda são as melhores estratégias preventivas ao uso de drogas.

A importância de atividades sociais

Brincadeira na Escola

(Foto: Simone Storino)
Apresentação de artes e socialização no Colégio Nossa Senhora do Rosário, envolvendo alunos do 3º ano do ensino fundamental, de 8 e 9 anos

Atualmente a educação física é também concebida como importante elemento socializador e de desenvolvimento da personalidade. A professora de ginástica rítmica e educação física Giovanna do Carmo esclarece:

- A pedagogia moderna enfatiza a importância dos jogos individuais e coletivos no processo de educação global.

Alternativas de socialização

As escolas têm a função de criar alternativas para a socialização de seus alunos, promovendo festivais de teatro, dança e exposições. Com esses tipos de atividades os alunos praticam o diálogo, o convívio com as diferenças. A professora Giovanna acrescenta:

- É bom que os alunos tenham atividades movimentadas e outras, menos, para permitir atender as necessidades físicas, mas também o desenvolvimento intelectual e a execução das atividades e tarefas escolares.

Atividades sociais com a família são muito importantes para a autoestima da criança. De 8 a 11 anos, eles gostam de conversar com os pais, contar os eventos do dia a dia. Não se esqueça de ter sempre um tempinho diário para conversar com o seu filho.

Por Simone Storino  –  storinos@hotmail.com

6 Comentários

×

×

×

  • ARTHUR STORINO VIANNA

    Como jornalista, como pessoa preocupada com o bem estar geral e, principalmente, como MÃE, dedicada e carinhosa que é, o tema escolhido reflete bem a vontade de encontrar uma fórmula, para eliminar, definitivamente, com essa tragédia, chamada DROGA, da face da Terra. Parabéns pela felicidade da escolha do artigo, muito bem elaborado e melhor direcionado, para sacudir as consciências desse País, na solução dessa praga.

  • Stael de Oliveira

    Parabéns pela escolha do tema. Este problema tem se alastrado a cada dia e envolvido nossa modernidade tão fragilizada no lado emocional. É muito importante o que você evidenciou com sua sensibilidade... O carinho e a atenção para com o usuário, pois só se procura a DROGA por fuga ou para colocar no lugar de algo que falta... Precisamos fazer uma ação contra a DROGA... E você já começou... Conte comigo! Bjs!!!

  • Mais comentários