<

Publicidade

Premio

TV Séries

Silvaninha Medeiros

silvaninhamedeiros@live.com

Material Inédito

Warner lança em novembro box Blu-ray de "Friends"

Além dos 236 episódios da série e das 14 horas de extras já existentes no DVD, terá mais três horas e um guia de 32 páginas

Colunistas  –  07/09/2012 19:00

32

(Fotos: Divulgação)

Ainda não há previsão de lançamento da caixa no Brasil

Essa é uma ótima notícia para os seriemaníacos colecionadores. A Warner Bros vai lançar a série completa no formato de alta definição em novembro nos EUA. “Friends: The complete series on Blu-ray”, além dos 236 episódios da série e das 14 horas de extras já existentes no DVD, terá mais três horas de material inédito com novos extras e um guia de 32 páginas que mapeia todas as temporadas da sitcom, mostrando em detalhes os acontecimentos que marcaram a vida dos seis amigos. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil. Mas a boa notícia é que o box chegará aos Estados Unidos em 13 de novembro, com dublagens e legendas em português do Brasil.

Não basta assistir, acompanhar cada episódio, decorar falas e cenas, rever reprises e mais reprises. O grande barato é ter como um item precioso entre os objetos de valor afetivo. O mais engraçado é que todo seriemaníaco colecionador, mesmo tendo em casa à disposição, não resiste em dar uma paradinha em frente à televisão e curtir mais uma vez. Não há dúvida de que “Friends” é um dos fenômenos da TV americana. A série, mesmo após oito anos de seu cancelamento, continua a ser sucesso. Durante dez temporadas, Rachel, Phoebe, Joey, Ross, Monica e Chandler se envolveram em inúmeras situações (em sua maioria cômicas), onde responsabilidade, família, trabalho, dinheiro, sexo, compromisso e, acima de tudo, amor e amizade, se entrelaçavam em seus momentos. Cada um dos atores, que foi crescendo com suas personagens, a cada episódio e temporada, teve uma aceitação impressionante por parte do público em geral.

Caixa

Boa notícia: Box terá dublagens e legendas em português

Galerinha descolada

Os jovens, em sua maioria, se identificavam de alguma forma com aqueles seis amigos unidos e inseparáveis, dividindo sonhos, frustrações e expectativas. Nem mesmo os envolvimentos amorosos (que geralmente acabam com qualquer amizade) abalava a galerinha frenética e descolada do apê de Manhattan. Seus criadores, David Crane e Marta Kauffman, começaram a ideia com o título de “Friends like us”, depois “Insomnia café”. Eles apresentaram o projeto para a NBC e, após várias regravações e alterações, a série recebeu o nome “Friends” e estreou no cobiçado bloco do horário nobre da NBC, o Must See TV, que levava ao ar as séries de maior sucesso.

Um dos criadores, David Crane, queria desde o início que a série tivesse um diferencial: todos os personagens seriam igualmente importantes em todas as temporadas. E seu objetivo foi alcançado. Os próprios atores se empenharam para que a equipe sempre se destacasse na mesma medida, não permitindo que um apenas dominasse esse ou aquele episódio. Essa dedicação ao grupo também se estendeu fora de cena: eles se inscreviam nas mesmas categorias de prêmios de atuação, optaram por negociações salariais coletivas e faziam questão de sempre aparecerem juntos em fotos de divulgação.

Fora da tela

No livro comemorativo oficial de despedida da série, “Friends til the end”, Jennifer Aniston (Rachel), Courteney Cox (Monica), Matt LeBlanc (Joey), David Schwimmer (Ross), Matthew Perry (Chandler) e Lisa Kudrow (Phoebe) confirmaram que se tornaram melhores amigos fora da tela também. Exemplo disso é que Jennifer Aniston é madrinha da filha de Courteney Cox. A Warner fez acordos com vários canais para reprises nos EUA. Atualmente os canais Nick at Nite e TBS exibem a série em sua grade, com contratos que vão até 2017. Aqui no Brasil, já tivemos oportunidade de ver nos canais abertos Rede Manchete, RedeTV! e SBT. No momento a exibição está por conta do Warner Channel, em vários horários, com repetições de temporadas diferentes.

A verdade é que não foi à toa que “Friends” foi destaque na lista de “Os 100 melhores programas de televisão de todos os tempos”, da “Times”. A criação de David Crane e Marta Kauffman ficou no ar na NBC, de 22 de setembro de 1994 a 6 de maio de 2004, com um total de 236 episódios. Ah! O box “Friends: The Complete Series on Blu-ray”, custará cerca de 280 dólares. Se você é apressadinho, comece já a separar a grana e enjoy the collection!

Aqui você encontra 101 curiosidades sobre “Friends”.

Por Silvaninha Medeiros  –  silvaninhamedeiros@live.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×