Publicidade

RH

Refrescante

Suco com zero caloria é opção saudável para o Carnaval

Melão, kiwi, abacaxi e stevia ajudam a driblar o forte calor do verão, que só termina em 20 de março

Culinária  –  24/02/2014 15:05

1

(Foto: Divulgação/Ataliba)

Stevia é uma planta que tem grande capacidade adoçante e chega
a ser de 10 a 15 vezes mais doce do que qualquer outro açúcar
 

Carnaval chegando... E não está fácil suportar tanto calor. Como a previsão do tempo ainda aponta alguns dias muito quentes (o verão só termina em 20 de março), nada melhor do que tentar driblar o forte calor com um suco refrescante, saudável e saboroso. Foi pensando nisso que a nutricionista da Churrascaria Ataliba de Florianópolis, Graziela Becker (CRN 3749 P), desenvolveu um suco com zero açúcar que tem como ingredientes principais o melão, o kiwi, o abacaxi e a stevia. 

De acordo com a nutricionista, a stevia é uma planta que tem grande capacidade adoçante e chega a ser de 10 a 15 vezes mais doce do que qualquer outro açúcar (doméstico), em sua composição normal.

- É uma planta que não contém calorias, pode ser usado por diabéticos, pois não altera o nível de açúcar no sangue, também não é tóxica e inclusive contribui para inibir a formação de placas e de cáries. E o melhor de tudo é que não contém ingredientes artificiais e fica ótimo no uso culinário e no preparo de chás - explica. 

Os benefícios dos principais ingredientes 

Para compor o suco, que é adoçado com a stevia e indicado tanto para crianças, gestantes, diabéticos, adolescentes como adultos, a nutricionista não escolheu por acaso os principais ingredientes: melão, kiwi e abacaxi. 

- Para os meses de calor, o melão é uma ótima opção, pois é bastante refrescante. Além disso tem vitamina A, que protege a visão, e vitamina C, que age contra infecções. O melão também tem niacina, que contribui no combate aos problemas de pele. Fósforo, ferro e cálcio também tem quantidades razoáveis, que são excelentes para a formação do sangue, dos dentes e dos ossos - informa. 

Já o kiwi, segundo a nutricionista, entre todas as vantagens em vitaminas e alguns elementos minerais, como o ferro, cálcio e magnésio, é um fruto que apresenta quantidades razoáveis de fibras solúveis, que auxiliam nos níveis de colesterol no sangue. 

- Como é rico em clorofila, é uma das poucas frutas que mantém a coloração durante o ano todo - lembra Graziela.

E o abacaxi, explica a nutricionista, também é rico em vitaminas e minerais e tem como diferencial uma poderosa enzima, a bromelina. 

- Além de contribuir na boa digestão, pesquisas revelam que essa enzima pode ajudar na redução de inflamações - enfatiza. 

_____________________________________________________
Receita
 

Suco Fit (zero açúcar) 

Ingredientes 

- 2 folhas de stevia
- 300ml de água mineral
- 1 fatia de melão
- 1 kiwi médio sem casca
- 1 fatia de abacaxi 

Modo de preparo 

1 - Deixe as duas folhas de stevia submersa em 300ml de água de um dia para o outro sob refrigeração.
2 - Coloque essa água gelada no liquidificador, adicione uma fatia de melão, um kiwi médio sem casca e uma fatia de abacaxi.
3 - Adicione alguns cubinhos de gelo.
4 - Bata até dissolver bem a fruta.
5 - Não precisa coar e nem adicionar açúcar.

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×