Publicidade

RH

Olhar Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Antigo Desejo

Mônica Melanie lança o seu primeiro livro infantil

O Sonho de Rosinha tem 21 páginas, sai pela editora Espadarte e será lançado em 25 de março (sábado), às 18h, na Biblioteca Municipal de Barra Mansa

Livros  –  20/03/2023 20:41

 
osonho

(Fotos: Divulgação)

 

 

“Todo sonho pode se tornar realidade, representatividade importa e estudar é o caminho” 

“O Sonho de Rosinha” traz uma perspectiva de contação de história, com músicas populares e autorais. O segundo livro de Mônica Melanie é infantil, tem 21 páginas e sai pela editora Espadarte. O editor é Raul Monte. Bibliotecária: Aline Graziele. As ilustrações e vetores são creditados ao site Freepik.
O livro será lançado no dia 25 de março (sábado), às 18h, na Biblioteca Municipal de Barra Mansa. Preço: R$ 40. 

Mônica se define como “uma apaixonada pela arte, pelo aprender e pelo ensinar”. É professora, atriz, diretora teatral, poeta, graduada em Direito, pós-graduada em várias áreas da educação. Cofundadora do Coletivo de Artes MuDarTe, fundadora e proprietária da Cia Ohana. Gradua artes visuais e letras. 

Confira a entrevista com Mônica Melanie 

Quando e como surgiu a ideia de escrever o infantil “O Sonho de Rosinha”? 

O desejo de escrever um livro infantil já mora no meu coração há quatro anos. Desde que me aprofundei na pesquisa, leitura de histórias afro-brasileiras. Na pandemia (novo coronavírus/Covid-19) fiz um curso de literatura, no qual produzi o meu primeiro conto infantil estruturado. Desse conto criei uma contação de história para a primeira Feira Literária de Mendes. No ano passado, criei o espetáculo e o show infantil “O Sonho de Rosinha”. E neste ano irei lançar o livro numa perspectiva de contação de história. Com músicas populares e autorais. Além de uma linguagem acessível e divertida. 

Como foi o processo criativo de “O Sonho de Rosinha”? 

Primeiro criei uma estrutura. Através da pesquisa que desenvolvi sobre histórias infantis e histórias afro-brasileiras. Questionei conceitos, como cor de menino e menina. Homenageei mulheres negras pioneiras na Nasa e a mulher mais importante da minha vida: minha mãe Rosa. Assim, o nome surgiu da combinação de todos esses conceitos e críticas. A história desenrolou através do desejo de fazer sonhar e mostrar que o estudo é a janela e a porta de mudanças. 

Este é o seu segundo livro. Certo? Quais as diferença e/ou semelhanças entre os dois processos criativos? 

Em “O Sonho de Rosinha” trato especificamente de algumas temáticas. O livro de poesias
Tantos (re)versos” aborda mais temas. A linguagem também é diferente, assim a forma de escrever e trazer ao mundo foi diferente. 

Escrever para o público infantil exige muito mais cuidado no uso das palavras, em como contar a história, deixar mensagens e informações. Como você se preparou para isso? Ou a construção textual nasceu naturalmente? 

Sou apaixonada pelo universo infantil desde a infância. Quando adentrei ao teatro, também busquei estudar desde sempre o teatro infantil, as contações de histórias e fazer músicas infantis. Esse universo me apaixona. Falar com as crianças é falar com o agora e com o futuro. 

Você fez um intenso trabalho de divulgação durante o processo de comercialização do seu primeiro livro. Faça um balanço. Vai repetir a mesma estratégia? 

Sim, foi uma experiência incrível. Tive a felicidade de já terem mais de 400 exemplares de “Tantos (re)versos” em vários lares por aí. Gostaria sim de repetir o formato da divulgação em diversos espaços. Mas de principalmente ir até o leitor. 

Temos muitos lançamentos de livros de poesia de autores regionais, mas são raros os lançamentos de livros infantis. Comente. 

Primeiramente acredito que nem todos têm o desejo de trabalhar para o nicho infantil. Segundamente os livros infantis, por serem mais coloridos, são ainda mais caros para os autores. Isso também faz com que seja mais inacessível a autores independentes. 

Existe uma mensagem específica em “O Sonho de Rosinha”? Qual? 

Sim. Todo sonho pode se tornar realidade, representatividade importa e estudar é o caminho. 

> O livro “O Sonho de Rosinha” será lançado no dia 25 de março (sábado), às 18h, na Biblioteca Municipal de Barra Mansa. Preço: R$ 40. O exemplar pode ser adquirido pelo telefone / WhatsApp (24) 99932-6803 ou no Instagram @monicamelanie22.03 

 

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×