
(Foto: Divulgação)
História e cultura local da idade do interior de Goiás estão sendo resgatadas e registradas, graças à parceria entre Dhiogo Caetano e a prefeitura
A cidade de Uruana, localizada no coração de Goiás, é reconhecida como a Capital Nacional da Melancia e agora, graças à parceria entre Dhiogo Caetano e a prefeitura, sua história e cultura local estão sendo resgatadas e registradas em livro.
"Uruana: Capital Nacional da Melancia - Resgatando as Memórias da Princesinha do Vale do São Patrício" é um mergulho profundo na história de Uruana, desde sua fundação até os dias atuais, destacando suas tradições, aspectos culturais e a importância da melancia para a economia local.
Uruana é uma cidade do interior de Goiás, contemplada com a simplicidade, composta pelo povo hospitaleiro. A princesa de Goiás, que a cada dia expande, renova em nome do progresso. Mas permanecem vivos na sua arquitetura traços citadinos os quais unem a modernidade ao passado presente que grande contribuição proporcionou à urbe Uruana dos dias atuais.
Mesmo em meio à modernidade do século XXI, é visível que a paz e a calmaria do campo ainda fecundam a essência do pequeno lugar, local onde são preservadas as tradições sertanejas e a simplicidade do homem que trabalha com a terra. Uruana é terra amada, construída pela "gente do campo" que não nega sua origem e se orgulha das tradições culturais.
A cidade é cravada aos pés do Morro do Braz, cercada pela imensidão rica do Cerrado goiano. Terra para todos! Uruana é o passado nos olhos dos idosos, e presente, no ideal de mães e pais os quais, de sol a sol, cultivam a terra e a vida, o futuro por vir dos jovens que acreditam nas possibilidades de um mundo melhor.
Uruana é o impulso de amor depositado pelos pioneiros às margens do Rio Uru. Homens e mulheres do campo que acreditaram ser estas paragens sua terra prometida. Uruana é o poder do campo como ferramenta de progresso. As parcerias, compartilhamentos, ideais, a produtividade agrária, cidadãos em marcha consciente rumo ao sol do novo mundo. Uruana é a melancia, fruto que se tornou o monumento símbolo oficial da cidade.
Tenho orgulho em dizer que sou de Uruana, pertenço ao Cerrado. Aqui é onde canta o quiriquiri, local no qual o Rio Uru ricamente banha suas terras, e os frutos concebidos pela mãe natureza se dão em abundância. Sou brasileiro, goiano, uruanense, sou caipira e orgulhoso da minha origem.
> O e-book está disponível gratuitamente, convidando a todos a conhecerem e se encantarem com essa cidade encantadora. Prepare-se para se emocionar, se surpreender e se orgulhar de fazer parte da história de Uruana. Baixe o livro agora e embarque nessa viagem inesquecível pelo Vale do São Patrício. Clique aqui.