Publicada em: 20/10/2015 (16:19:46)
Atualizada em: 18/11/2015 (10:06:12)

(Fotos: Divulgação)
"Tento colocar para fora tudo que passei em minha vida, até as dores que senti, os
bons e os maus momentos e me emociono com isso, sou assim, muito emocional"
> Victor Gomez, um artista em benefício dos outros
Contos de realismo fantástico, hiper-realismo, ficção. Visões da infância do autor e de seus filhos misturadas com fantasia. Victor S. Gomez, ganhador do Prêmio OLHO VIVO 2014 na categoria Livro ("Universo interior"), lançou sua segunda obra, "A semente", em 11 de outubro, na Fliva - Feira Literária de Valença -, pela Interagir Editora. A arte da capa é assinada por Leonardo Pançardes, editor da Interagir. O livro não tem prefácio, apenas uma sinopse, assinada pelo autor.
- Durante a Fliva aconteceram vários lançamentos da Interagir, e todos correram tranquilamente, mais adiante deve acontecer um lançamento específico de "A semente" - diz.
E o terceiro livro já tem nome, "Muitos mundos", e um conto pronto, "No tempo do sol gigante", mas sem prazo de lançamento.
Confira a entrevista com Victor Gomez
Como foi o processo de criação de "A semente"? Quanto tempo levou para escrevê-lo? E quanto tempo para finalizá-lo?
O processo de criação foi bem parecido com o do anterior, as imagens surgiam e eu as organizava em minha cabeça, depois de um tempo começava a transportá-las para o computador. Apenas nessa parte é diferente, antes eu escrevia no papel. Alguns contos são resquícios do primeiro livro, contos não terminados que se perderam no caminho, imagens deixadas de lado por não se encaixarem, ou imagens que começavam a mudar de direção e formar novas histórias.
Devido ao primeiro livro ter demorado muito tempo para ser publicado, uma segunda parte desse segundo livro só surgiu há três meses. Finalizei o livro tem uns dois meses, não seria agora, mas o Leonardo Pançardes (editor da Interagir) queria lançá-lo na Fliva, então procurei terminar mais rápido.
O que o leitor vai encontrar em "A semente"?
A semente surge de um tempo imemorial, de recantos escondidos da mente, de lugares onde nem sempre estivemos. Quem sabe até percorremos esses lugares, mas tantas são as lembranças, e de serem tantas, nem todas conseguimos nos lembrar.
Visões que podem ser apenas imagens holográficas, películas de um filme encostado no fim do universo. Que se repetem infinitamente, para a frente e para trás. Visões tão imensamente difíceis de imaginar, que nos deixamos levar nessa viagem fantástica, por lugares e caminhos que as vezes até escolhemos, mas nem sempre percebemos se são os certos.
A mente esquadrinha o espaço e o tempo, pode ser nessa vida, ou em outras, mas ao mesmo tempo em tantas outras. Sementes do medo, da incerteza, da alegria, do amor; de uma infinidade de sentimentos, que se estendem para sempre, num infinito de mundos, todos nossos, íntimos, mas ao mesmo tempo um imenso desconhecido.
O que difere "A semente" do seu primeiro livro?
Não tem grande diferença desse para o primeiro livro. São contos de ficção, mas com grande parte de minha vida neles, talvez aí esteja a diferença, conforme minha vida muda, os contos também mudam.
O fato de ser o segundo livro ajuda de alguma forma a aceitação no mercado? Diminui um pouco aquela expectativa da primeira vez, ou a sensação é a mesma?
Bom, depois da premiação do meu primeiro livro, "Universo interior", no Prêmio OLHO VIVO, ficou um peso enorme de fazer uma segunda obra que fosse tão boa quanto a primeira, mas com o passar do tempo fui absorvendo essa ideia e começando a entender que só o fato de conseguir publicar um segundo livro já seria um grande prêmio para mim. Agradeço sempre a todos que desde o início me ajudaram nessa empreitada. Três pessoas tiveram importância fundamental nisso tudo, Eduardo Lacerda, da Editora Patuá; Cláudio Alcântara, do OLHO VIVO; e Leonardo Pançardes, da Interagir Editora. A todos minha eterna gratidão.
O mercado é difícil para todos. Só os grandes escritores têm vez. Aprendi que escrever é uma arte solitária e que, se eu conseguir passar o que fiz apenas para um número pequeno de pessoas, isso já será um grande ganho. Para mim o que importa mesmo é a realização pessoal.
Nada muda, o sentimento e ansiedade são os mesmos. O medo é grande no primeiro, nesse e em todos os outros lançamentos que virão.
"A semente" começou a nascer logo após a publicação do primeiro livro? Você já tinha a ideia básica? Ou ela foi se formando algum tempo depois do primeiro lançamento?
Sim, é quase uma sequência do primeiro livro, alguma coisa muda, mas muito pouco mesmo. Mas a ideia central é basicamente a mesma.
Mudou alguma coisa na sua forma de construir o texto, do ponto de vista técnico e/ou emocional?
Acho que a gente aprende sempre, estamos aqui para isso, nunca sabemos tudo. Alguma coisa se diferencia um pouco, o crescimento faz parte do aprendizado, mas o emocional é o mesmo. Busco lá no fundo o que tenho dentro de mim, busco de maneira que as vezes me surpreendo mesmo, me emociono com o que escrevo, muitas vezes. Tento colocar para fora tudo que passei em minha vida, até as dores que senti, os bons e os maus momentos e me emociono com isso, sou assim, muito emocional.
Existe uma mensagem básica em "A semente"? Cada leitor interpreta uma obra de uma maneira. Mas qual é a sua interpretação para o livro?
As mudanças acontecem, são naturais ou provocadas por motivos diversos. Nesse livro parece que alguns contos tendem um pouco mais para o meio ambiente, o social. Todos os contos ficam meio que aberto, para o leitor mudar, ou desejar que não tivesse acontecido isso, ou aquilo, ou o fim poderia ser diferente, ou mesmo pensar em outro final.
Minha interpretação do livro é diferente de tudo que eu possa imaginar, se eu lê-lo novamente, vou modificá-lo e assim sucessivamente, eternamente, pois cada conto é vivo, tem grande parte de mim neles; e como a vida segue seu curso de diversas maneiras devido ao nosso livre arbítrio, ou às várias escolhas que fazemos diante dela, as possibilidades de novos caminhos nos contos são infinitas.
________________________________________________________
Serviço
> A semente - De Victor S. Gomez. À venda no site da Interagir Editora. Preço: R$ 22. Contatos com o autor: Facebook, site oficial, telefone: (24) 9-8832-9829. E-mail: victorsgomez@gmail.com

