Publicidade

RH

Literatura & Cia.

Jean Carlos Gomes

poearteditora@gmail.com

O Poder de Amar

Livro mostra que o amor supera tempos sombrios

Com 42 poemas e editado pela Penalux, obra tem como temática mostrar que o amor é capaz de vencer, mesmo em tempos áridos

Livros  –  15/03/2021 18:38

O LIVRO 

(Fotos: Divulgação) 

_______________________________________________________

“O secreto silêncio do amor”, de Álvaro Alves de Faria e Denise Emmer, apresenta o poder das flechadas de Eros que dilaceram as almas e os dois seres que se correspondem por meio de cartas 

_______________________________________________________

Não poderia deixar de agradecer essa oportunidade de divulgar os talentos literários.
Este mês completo oito anos de colaboração aqui no portal...
 

Mostrar que o amor é capaz de vencer, mesmo em tempos áridos que secam as lágrimas da sensibilidade. É com essa temática que os poetas Álvaro Alves de Faria e Denise Emmer lançam seu mais recente livro de poesias, “O secreto silêncio do amor” (Editora Penalux, 2021). 

Na obra, o amor é visto de forma ímpar e singular pelos autores que tecem em seus versos os acordes do desejo. Em 42 poemas bem cantados e narrados, eles apresentam o poder das flechadas de Eros que dilaceram as almas e os dois seres que se correspondem por meio de cartas. Por meio do lirismo, os poetas apresentam o desejo como a busca do encontro, do enlaçamento de duas vidas que se tocam pelo labirinto da poeticidade. 

O prefácio é assinado pela escritora, tradutora e editora Thereza Christina Rocque da Motta, que analisa a obra pela ótica das cartas trocadas entre emissor e destinatária, citando trechos para a compreensão da comunicação entre dois seres tocados pelo amor. A obra mostra também que o amor tem seus reveses, o lado paradoxal, que reúne, na imagem poética, o sonho e o dilaceramento da carne e do espírito. 

Álvaro Alves, por exemplo, em alguns versos, nos traz a dimensão desconhecida e misteriosa desse sentimento, que nos ataca sutilmente: “então estar dentro de ti para te sentir mais,/tão mais que não saiba o caminho de volta,/assim tão mais e tão profundamente/a me sentir ser parte do teu corpo”. 

Já Denise reafirma, com sua voz própria, o silêncio e a linguagem calada desse sentimento mor. O livro ainda mostra as falas originárias e diferenciadas do homem e da mulher, que se tangenciam pela potência de Erro sem aproximar as mentes e os corpos do amante e da amada, como apresenta nos versos: “Ao teu lado sou uma mulher com pássaros nas saias/Ao caminharmos num parque onde serás a noite//E eu a madrugada desnuda que se abre/Em algum leito longínquo e estrelado”. 

Quem são os autores

Autores- livro  O secreto silêncio do amor 

. Denise Emmer - Poeta e musicista, conquistou os prêmios ABL de Poesia (2009); José Marti Unesco, pelo conjunto da obra; APCA de poesia; Olavo Bilac (ABL); PEN Club do Brasil de poesia e de romance; entre outros. Publicou 21 e um livros, dos quais 17 são de poesia, três romances e um de contos. Participou de antologias da poesia brasileira, tais como “41 poetas do Rio” (Minc), “Antologia da Nova Poesia Brasileira” (Editora Hipocampo), “Poesia Sempre” (Fundação Biblioteca Nacional), “Pontepoética Rio-São Paulo” (Editora 7letras), bem como das revistas “Califórnia College of the at Eleven Eleven” (EUA), “News paper Surreal Poets”, (EUA) e “Revista da Poesia”, Metin Cengiz (Turquia), “Revista Crear in Salamanca” (Espanha), traduzida pelo Alfredo Pérez Alencart. Foi homenageada pela PoeArt Editora em 2018 no livro “Vozes de Aço XX”.

. Álvaro Alves de Faria - Jornalista, poeta, autor de teatro e escritor, conquistou os prêmios Poesia e Liberdade Alceu Amoroso Lima (RJ, 2018), pelo conjunto da obra; Prêmio Poesia Guilherme de Almeida (2019, SP), pelo conjunto da obra, Prêmio Jabuti (1976 e 1983) como crítico literário e por sua atuação em favor do livro no jornalismo cultural e ainda, pelo mesmo motivo, três vezes o APCA Especial (1981, 1988 e 1989). Tem mais de 60 livros publicados no Brasil, incluindo romances e ensaios literários, além de 22 livros publicados em Portugal, oito na Espanha e um na Itália. Foi o iniciador, nos anos de 1960, do movimento de recitais públicos de poesia em São Paulo. Realizou nove recitais no local e foi detido cinco vezes pelo Dops, acusado de subversão. Foi homenageado pela PoeArt Editora em 2015 no livro “Vozes de Aço XVII”.

> Gênero: Poesias | Formato: 14 x 21cm | Ano: 2021 | Páginas: 86 | Valor: R$ 38. Clique aqui para comprar o livro.

________________________________________________________

Por Jean Carlos Gomes  –  poearteditora@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×