Publicidade

RH

Literatura & Cia.

Jean Carlos Gomes

poearteditora@gmail.com

Antologia

PoeArt Editora publica seu segundo livro de 2021

Coletânea reúne 56 escritores de 16 estados brasileiros e será lançada após a pandemia do novo coronavírus (Covid-19)

Livros  –  30/03/2021 10:12

 
A3

(Foto: Divulgação)

_______________________________________________________

“XI Coletânea Século XXI” é o resultado da XI Seletiva Nacional de Poesia - 2020

_______________________________________________________

É com justificado orgulho que a PoeArt Editora realiza mais esta etapa de sua missão de promover a literatura brasileira, editando a “XI Coletânea Século XXI”. Tem mesmo o sabor de um grande e melodioso vocal composto de sonhos traduzidos em palavras cantantes que manifestam a música dos amantes da poesia. Cada um com o seu timbre, seu registro vocal e emocional, revelando estilos e tendências que redesenham a poética contemporânea.

Além dos destinos pessoais e dos percalços desta breve vida, é o amor que exala o frescor a contagiar de sentido todo o conteúdo dos autores e seus caminhos, enquanto se expande em busca de alcançar cada alma hoje tão carente desse calor da razão. Assim é a poesia: ecoa a energia benfazeja com o irrestrito desejo de amparar todo o universo humano.

A “XI Coletânea Século XXI” é o resultado da XI Seletiva Nacional de Poesia - 2020, que teve a participação de escritores de vários estados brasileiros. Conforme o regulamento, uma comissão avaliadora, formada por nomes do meio local, classificou cinco poemas em primeiro lugar:

. “Musa”, de Heloisa Helena de Campos Borges;
. “Poema de uma alma nua”, de Mauro Profeta;
. “O dia antes do fim - soneto I”, de Reynaldo Valinho Alvarez;
. “Pés que deixaram saudades”, de Rosa Regis;
. “Soneto de ponto final”, de Thiago de Loreto Treichel. 

Cada um dos autores receberá três exemplares como premiação e também pelos seus direitos autorais. Assim como os demais autores que tiveram mais de um poema classificado entre os melhores, eles foram convidados a participar do livro pelo sistema de cooperativismo.

Esta antologia reúne 56 escritores de 16 estados brasileiros - Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe - mais o DF, divididos em duas modalidades de participação: Cinco Primeiros Colocados e Poetas Selecionados.

Gilberto Mendonça Teles é o homenageado 

De forma singela e com sua prévia aquiescência, homenageamos o poeta e professor Gilberto Mendonça Teles por sua obra e pelos 90 anos de vida a serem completados em 30 de junho de 2021. Autor com destacada atividade literária no Brasil e além-fronteiras, buscamos evidenciar um pouco de sua importante trajetória, com o registro em um capítulo especial deste livro e na história da cultura brasileira.

Antonio Carlos Secchin, ocupante da cadeira 19 da Academia Brasileira de Letras, escreveu:

Gilberto Mendonça Teles, a par de sua reconhecida e consagrada trajetória como poeta, ensaísta e historiador de literatura, sempre esteve presente em momentos importantes de minha trajetória de escritor e de professor universitário. Escreveu uma bela apresentação para meu segundo livro de poemas, ‘Elementos’. Participou das bancas de minhas defesas de dissertação e de tese. Integrou o júri de meu concurso para professor titular de literatura brasileira da Faculdade de Letras da UFRJ. Pude, modestamente embora, atuar em alguns eventos que homenagearam o grande escritor e professor, de cujo talento e generosidade sou testemunha. Viva Gilberto, que, se estreou com o livro ‘Alvorada’, está longe do crepúsculo, pois muita poesia e ensaísmo de qualidade todos nós, seus leitores e admiradores, estamos certos de que ele virá a produzir”.

Agradecimentos

Uma gratidão especial aos que colaboraram com seus valiosos comentários para enaltecer nosso trabalho literário e o nosso ilustre homenageado. Obrigado a todos que, direta ou indiretamente, nos dão atenção, carinho e o grande apoio para que este trabalho poético social possa ser realizado com sucesso.
Boa leitura e até a próxima! 

________________________________________________________

Por Jean Carlos Gomes  –  poearteditora@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×