Publicidade

RH

Expressão Cultural

História do bordado é tema de exposição no MAM de Resende

Re-Descobrindo o Brasil em Fios - 200 Anos de Histórias e Memórias Bordadas pode ser visitada até o dia 11 de maio

Parabólica  –  11/04/2023 09:13

 
bordados

(Fotos: Divulgação)

 

Projeto é um desdobramento do Fio às 5 em Pontos e se propõe à criação de 27 bordados que expressam o tema, onde as(os) bordadeiras(os) intercalam suas memórias e histórias pessoais com o patrimônio cultural 

A Prefeitura de Resende, por meio da Casa da Cultura Macedo Miranda, abre na terça-feira, dia 11 de abril, a exposição “Re-Descobrindo o Brasil em Fios - 200 Anos de Histórias e Memórias Bordadas”, no MAM (Museu de Arte Moderna) de Resende. A mostra poderá ser visitada até 11 de maio, sempre de segunda a sexta, das 10 às 17h. A entrada é gratuita.

Segundo a curadora da exposição, Marisa Silva, o bordado é uma forma de expressão cultural que acompanha a vida humana em seus mais diferentes períodos históricos e sociais.

- Apesar de ter estado muito tempo restrito ao ambiente doméstico, percebemos que o bordado vem ganhando cada dia mais e mais espaços públicos e uma visibilidade importante, justamente por ser uma linguagem artística que, pela força poética, vem conquistando pessoas das mais variadas idades e gerações - diz a curadora.

Como ferramenta educativa, o bordado vem sendo utilizado por diferentes grupos e coletivos em várias regiões do país, reunindo jovens e adultos, em diferentes espaços, como associações de moradores, centros culturais, praças e ruas. Isso, segundo Marisa Silva, fortalece o sentimento de pertencimento e identidade, em um movimento contínuo, “unindo fios e pontos, linhas e cores, onde o ato de bordar se torna também uma metáfora da vida”.

O projeto Re-descobrindo o Brasil em Fios: 200 Anos de Histórias e Memórias Bordadas é um desdobramento do Fio às 5 em Pontos (projeto que se iniciou na pandemia do novo coronavírus/Covid-19, em 2020, em uma série de rodas de conversas bordadas pelo canal do Fio no Instagram, onde foi alcançada a marca de 350 fios), e se propõe à criação de 27 bordados que expressam o tema, onde as(os) bordadeiras(os) intercalam suas memórias e histórias pessoais, com o patrimônio cultural.

Realizada através da Uerj/Pró-Reitoria de Extensão e Cultural e o projeto Fio às 5 em Pontos, a exposição entra na agenda do MAM de Resende com o apoio da Faculdade de Tecnologia Uerj Resende. 

 

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×