(Foto: Divulgação)
Exposição pode ser visitada até o dia 2 de dezembro, das 8 às 17h; entrada gratuita
A Biblioteca Municipal Raul de Leoni, localizada na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, abriu na noite de terça-feira, 26 de novembro, a exposição “Janelas da Alma”, que agrega arte, cultura, memória e inclusão social. Criada pela produtora cultural Silvia Kanashiro, a mostra reúne fotos clicadas por participantes de uma oficina de fotografia digital com celular, voltada para pessoas com 60 anos ou mais. A exposição pode ser visitada até o dia 2 de dezembro, das 8 às 17h. A entrada é gratuita.
Idealizadora do projeto, contemplado nos editais da Lei de Incentivo à Cultura Paulo Gustavo, Silvia Kanashiro conta que objetivo da iniciativa foi incentivar os participantes a explorarem e registrarem os cenários urbanos e cotidianos de Volta Redonda, revelando não apenas paisagens, mas também sentimentos e histórias de uma geração que tem muito a compartilhar.
- Mais do que um exercício técnico, o projeto transformou a fotografia em uma poderosa ferramenta de expressão e conexão, oferecendo ao público imagens repletas de emoção e autenticidade. É um projeto feito com muito carinho e foi muito satisfatório para mim ver o crescimento deles usando o que tinham nas mãos, que era o celular - ressaltou.
A produtora cultural aproveitou para fazer um convite ao público:
- Quem visitar a exposição terá uma oportunidade imperdível de prestigiar o talento e a sensibilidade desses artistas que transformaram suas lentes em verdadeiras janelas da alma.
O instrutor de fotografia Kadu Estevão ministrou o curso com 30 horas de duração e demonstrou toda a sua satisfação com o resultado do trabalho.
- Para mim foi muito importante participar desse curso, foi uma troca incrível que a gente fez e mais ainda por poder trazer a história da fotografia, ensinando técnicas para eles poderem usar no cotidiano com o que a gente tem em nossa mão, que é o celular. Foi muito gratificante ver esse resultado delas exposto aqui - afirmou.