
(Fotos: Divulgação)
Visitação até o dia 28 de junho, com entrada gratuita; mostra os integrantes atuais, fundadores e correspondentes espalhados pelo Brasil, bem como traz homenagens póstumas
O lançamento da exposição “AVL - 20 Anos de Estímulo Cultural em Volta Redonda” ocorreu na noite de segunda-feira, 16 de junho, no Espaço das Artes Zélia Arbex, na Vila Santa Cecília. O momento, marcado pela presença de artistas, escritores e autoridades, faz parte da agenda comemorativa pelas duas décadas de trabalho da AVL, que vem fazendo presença em festivais, feiras literárias, mesas redondas e bienais, incluindo a do Rio de Janeiro.
A exposição pode ser visitada até o dia 28 de junho, com entrada gratuita, e mostra os integrantes atuais, fundadores e correspondentes espalhados pelo Brasil, bem como traz homenagens póstumas e mostra um total de mais 200 obras publicadas por escritores que integram a AVL.
- Desde que ingressei na Academia Volta-Redondense de Letras, testemunho com orgulho o quanto a literatura tem ganhado novos caminhos na cidade. A AVL fez da poesia companhia nos pontos de ônibus, através do projeto Poesia e Ponto, levou literatura à Bienal, emocionou em saraus e eternizou nomes queridos nas antologias em homenagem aos veteranos - comenta Debora Corsi, vice-presidente da Academia Volta-redondense de Letras, frisando que a instituição vem trazendo uma considerável frente de produções durante sua existência.
No detalhe: O diretor/editor do portal OLHO VIVO, jornalista Cláudio Alcântara, empossado na AVL em 2005; Alcântara solicitou desligamento da Academia, por não conseguir se dedicar à institução, como todo integrante deve fazer
Já Thalita Wutke, diretora social da AVL, destaca o empenho que os integrantes têm disponibilizado para trazer diferenciais que possam contribuir para Volta Redonda em várias linhas culturais.
- A Academia Volta-redondense de Letras tem como missão não apenas preservar a memória literária e cultural da nossa cidade, mas também fomentar novas expressões artísticas e intelectuais. Nossos projetos sociais acontecem de forma contínua, por meio dos nossos Grupos de Trabalho, que atuam com dedicação ao longo de todo o ano. Mas 2025 é um ano especial: em comemoração aos nossos 20 anos, já realizamos um congresso, um sarau e outros eventos marcantes. E isso é só o começo.
A exposição “Páginas Flutuantes”, que ocorreu em 2023 na Galeria Cílio Bastos, no Gacemss, integra a exposição pelos 20 anos da AVL no Zélia Arbex, de forma mais atualizada, trazendo livros publicados, também, nos últimos dois anos.