(Foto: Divulgação/Airton Soares)
Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda
Toda a riqueza do folclore brasileiro, com suas lendas e personagens que encantam o imaginário infantil, como a Mula-Sem-Cabeça, o Boto e o Saci Pererê, poderá ser conferida a partir desta segunda-feira, 21, no Arquivo Histórico Municipal, onde será aberta uma exposição sobre o tema. Durante a abertura, marcada para as 9h30, haverá apresentações de grupos folclóricos e de cultura afro e popular, como maculelê capoeira, formados por alunos das escolas municipais. A Prefeitura de Resende preparou diversas ações lúdicas e educacionais para a toda a família.
De acordo com o historiador Claudionor Rosa, responsável pelo Arquivo Histórico Municipal, a exposição, que poderá ser visitada até o dia 31, é composta por cartazes, desenhos e livretos, entre outros itens, que foram integralmente confeccionados pelos alunos da Escola Municipal Professor Carlinhos, localizada na Fazenda da Barra III.
Para preparar os materiais, os estudantes fizeram pesquisa sobre o tema, montaram o texto contando a lenda e ainda ilustraram a história. Todo o trabalho, que foi acompanhado de perto pelos professores, foi montado durante as atividades do programa Mais Educação, que oferece atividades extracurriculares aos alunos no contraturno escolar.
> A mostra, que está sendo realizada em comemoração ao Dia do Folclore, celebrado em 22 de agosto, pode ser visitada de segunda a sexta-feira, do meio-dia às 18h, no andar térreo da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, onde está localizado o Arquivo Histórico Municipal.
Árvore do Saber
E o folclore brasileiro também será o tema central do projeto Árvore do Saber, que será realizado neste domingo, 20, nas instalações do Horto Municipal, no bairro Paraíso. Durante a atividade, que acontece das 9h30 às 12h30, as crianças e adolescentes serão incentivados a conhecer as lendas do folclore brasileiro, por meio da literatura.
