(Fotos: Divulgação - as obras / Anaïs Auad - o artista)
Nanquim sobre papel; título da exposição é inspirado em conto homônimo de Machado de Assis
> Programe-se: Confira o roteiro com algumas exposições que podem ser vistas na região
O sábado, 2 de setembro, às 17h, marca o retorno de um desses artistas que fazem a diferença. Não apenas com técnica apurada. Emoção que percorre cada traço. Múltiplos sentimentos que se desencontram e se fundem. Das mãos de Ronaldo Auad nasceu “Papéis avulsos”, arte que o público poderá reencontrar na Livraria Veredas - Pontual Shoppong, em Volta Redonda. Reúne desenhos em nanquim sobre papel.
Auad conta que o nome da exposição é inspirado no conto “Papéis avulsos”, de Machado de Assis, de forma paradoxal, não é uma coincidência.
- No conto e nas obras, não há ordem e sequências, mas há unidade. As folhas em nanquim se comunicam por um traço característico, presente também no conto de Machado de Assis: a linha do acaso. Os desenhos, portanto, ao olhar do observador, constroem, entre si, a narrativa única.
Dessa forma poética, Ronaldo Auad, ausente na região desde 2009, retorna em um espaço que dialoga com a sua nova produção, compondo a harmonia de outras linhas, páginas e histórias: a Livraria Veredas.
Uma embalagem especialmente elaborada pelo artista envolverá os desenhos adquiridos pelos interessados durante a exposição.
_______________________________________________________
Ronaldo Auad é artista visual, professor e pesquisador do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas - Unifal (MG)
_______________________________________________________
No fim dos anos 1970, sob a orientação do artista plástico Clécio Penedo, Auad iniciou sua produção em artes visuais. No início dos anos 90, sua produção chamou a atenção de Orlando Bessa, importante galerista carioca que se dedicava à divulgação da produção construtiva, concreta e neoconcreta.
Foi no Orlando Bessa Gabinete de Arte - de 1990 a 1997 - que Ronaldo Auad teve o seu trabalho exposto ao lado de obras de Lygia Pape, Eduardo Sued, Aloísio Carvão, Franz Weissmann, dentre outros importantes nomes.
A produção de Ronaldo Auad foi e tem sido apresentada no Brasil e no exterior: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; Museu de Arte Moderna de Resende (RJ); Orlando Bessa Gabinete de Arte, Rio de Janeiro; Galeria Sesc Paulista, São Paulo; Galeria Paralelo 23 Arte Contemporânea, São Paulo; Casa França-Brasil, Rio de Janeiro; Galerias de Arte do Centro Cultural Cândido Mendes (Ipanema e Assembleia), Rio de Janeiro; Sala José Cândido de Carvalho, Niterói; Galeria Ismael Nery/Projeto Plural de Arte Contemporânea - Centro de Artes Calouste Gulbenkian, Rio de Janeiro; Galeria de Arte Clécio Penedo, Barra Mansa (RJ); Galeria de Artes Fundação CSN, Volta Redonda (RJ); Cacco Zanchi Art Gallery, Aalst, Bélgica; Fabrik Schlegelstrasse, Berlim, Alemanha; Instituto Moreira Salles de Poços de Caldas (MG); Casa Galeria, São Paulo. Ronaldo Auad é verbete da Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais.
> Livraria Veredas - Rua 14, nº 350, 2º piso - Pontual Shopping, Vila Santa Cecília, Volta Redonda.

