(Fotos: Divulgação)
_______________________________________________________
Visitação: de terça a sexta-feira, das 10 às 18h; sábados, das 14 às 18h (exceto feriados). Período: 24 de março a 4 de maio.
_______________________________________________________
> Programe-se: Confira o roteiro com algumas exposições que podem ser vistas na região
Após participar da Eixo 2018, no Rio de Janeiro, no início de março, Alexandre Pinheiro realiza a sua primeira exposição individual: “A decomposição do real”. A abertura será nesta sexta-feira, 23, às 19h, no MAM (Museu de Arte Moderna), em Resende.
- São trabalhos permeados pelo sentimento de desesperança da atual conjuntura contemporânea - diz o artista.
A exposição é fruto de pesquisas e experimentações desenvolvidas durante aproximadamente dez anos por Alexandre Pinheiro. O domínio, nas linguagens virtuais, de acordo com o artista, precede nesta situação o surgimento da imagem final, haja vista que para que ela surja é necessário decodificar os intrincados caminhos da programação e da estética.
O objetivo da exposição, segundo ele, é questionar à aplicabilidade das mídias tecnológicas associadas ao campo das artes. “Embora a (re)explicação da ação proposta possa nos parecer redundante, objetivamos apresentar dispositivos audiovisuais na exposição com o claro propósito de humanizar relações tidas até então como pertencendo a territórios meramente tecnológicos”. Portanto, a transição da poética para universos tecnológico/plástico/poético é o que em última instância interessa.
“O emprego da tecnologia no campo das artes, figura-se como importante instrumento argumentativo associado à artesania, no entanto, a composição audiovisual requer do artista a prática e experiência composicional à informação digital da qual pretende-se apresentar”.



.jpg)
.jpg)
