(Fotos: Divulgação)
_______________________________________________________
A celebração do dia 19 de junho relembra a primeira filmagem realizada em terras brasileiras, retratando as belezas da Baía de Guanabara; as imagens foram captadas pelo italiano Alfonso Segreto, em 1898; a partir de então, as produções se modernizaram acompanhando algumas tendências mundiais do século XX
_______________________________________________________
> Programe-se: Confira o roteiro com algumas exposições que podem ser vistas na região
O mês de junho marca uma importante data para o setor audiovisual no Brasil: os 120 anos do cinema nacional, celebrado no dia 19. Homenageando essa conquista para a cultura brasileira, o projeto Arte na Capa, desenvolvido pelo Museu da Imagem e do Som (MIS) abre, nesta segunda-feira, 4, a mostra “120 Anos do Cinema Brasileiro”. A exposição, que é a quinta promovida este ano, sucede a mostra “MIS nas Estrelas”, que abordou a saga de grande sucesso criada por George Lucas na década de 70 e foi visitada por mais de 250 pessoas.
Além das tradicionais capas de discos, esta edição traz nove capas de livros que também abordam a história do cinema, além de 35 CDs com trilhas sonoras de filmes, quatro pôsteres, além de objetos e roteiros, como o do filme “Chatô, o Rei do Brasil”, e peças de vestuário, como o casaco usado por Othon Bastos no filme “A Terceira Morte de Joaquin Bolivar”. Outra novidade da mostra são os já extintos lobby cards, pequenos cartazes com registros de cenas dos filmes, que costumavam ficar expostos perto do cartaz principal.
A presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Denise Assis, ressalta que a exposição sobre os 120 anos do cinema, assim como as demais já realizadas pelo MIS, representa uma oportunidade para que o público possa voltar no tempo e relembrar grandes produções da sétima arte no Brasil, como os filmes “Deus e o diabo na terra do sol”, dirigido por Glauber Rocha em de 1964, e “Dona Flor e seus dois maridos”, adaptado da obra literária de Jorge Amado e dirigido por Bruno Barreto em 1976.
- Em mais uma edição especial do Arte na Capa, esta mostra traz uma variedade de elementos que contextualizam o visitante e oferecem a ele a oportunidade de realizar uma verdadeira viagem no tempo. Além de todo o acervo exposto, o ambiente ainda é complementado pelas trilhas sonoras das produções, que recriam o ambiente dos filmes. É simplesmente imperdível - frisa a presidente da Fundação.
_______________________________________________________
Fique de Olho
> Arte na Capa: 120 Anos do Cinema Brasileiro - Visitação: 4 a 29 de junho, de segunda a sexta-feira, do meio-dia às 18h. Local: Museu da Imagem e do Som (MIS), Rua Luiz da Rocha Miranda, 117, andar térreo da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Centro Histórico.




