
(Foto: Divulgação)
_______________________________________________________
1º Mantiqueira: O cantor mineiro Bernardo do Espinhaço, que tem no nome artístico a região da serra onde nasceu, conhecido como o músico dos montanhistas e mochileiros, vai se apresentar no sábado, dia 9 de junho
_______________________________________________________
O inverno está chegando e um grupo de montanhistas resolveu promover um encontro para abrir a temporada no Parque Nacional do Itatiaia (RJ). O local escolhido foi o Hotel Donati, acolhedor no meio da floresta preservada da Mata Atlântica com dezenas de chalés que vão abrigar uma turma pra lá de radical.
Entre uma trilha e outra, o Hotel Donati montou uma programação cultural especial nos dias 8, 9 e 10 de junho, para esquentar o clima e aproximar todos os hóspedes. O cantor mineiro Bernardo do Espinhaço, que tem no nome artístico a região da serra onde nasceu, conhecido como o músico dos montanhistas e mochileiros, vai se apresentar no sábado, 9. Bernardo do Espinhaço, atração principal do Encontro, já fez parceria com nomes como Marcio Borges, criador do Clube de Esquina, e shows com Lô Borges e Vanessa da Mata. Ele vai aproveitar o 1º Mantiqueira para lançar o terceiro álbum de uma trilogia. “Tardhi” traz nove músicas, todas inspiradas no estilo de vida dos montanhistas. Um trabalho que acaba de sair da gravadora vai ser apresentado no Hotel Donati para um público de seguidores fiéis que acompanham o artista.
O 1º Mantiqueira surgiu da ideia de um pequeno grupo de amigos que queria se reunir em volta de uma roda de violão. Quando o músico Bernardo do Espinhaço aceitou o convite, o que era pra ser um encontro para poucos virou um evento que vai reunir pelo menos 80 pessoas. A maioria é praticante do montanhismo e do ecoturismo. E entre os participantes do Encontro um casal que tem se destacado por uma iniciativa que já ganhou destaque em todo o Brasil. O Guilherme e a Juliana, do Projeto Montanha para Todos.
Projeto Montanha para Todos
A história desse casal de montanhistas é de superação e de empenho para manter viva a paixão pelo esporte. O Projeto Montanha para Todos prova que é possível qualquer pessoa percorrer trilhas, até as mais íngremes. O Guilherme, idealizador do projeto, criou uma cadeira especial para levar pessoas com algum tipo de limitação. Ele desenvolveu essa ideia depois que a mulher dele, Juliana, apresentou uma doença degenerativa cerebral. A ideia deu certo e hoje eles continuam a viajar o mundo com a cadeira adaptada para chegar a acessos mais difíceis. A cadeira foi apelidada carinhosamente de Julietti e hoje é distribuída em Parques Nacionais do Brasil para garantir a acessibilidade de todos às mais diferentes trilhas.
Todos eles vão estar reunidos nos dias 9 e 10 no Hotel Donati, no Parque Nacional do Itatiaia. Também está prevista na programação o desafio de percorrer uma das trilhas mais extensas do Parque, a trilha dos Três Picos, com 12 km de percurso (ida e volta), onde o aventureiro chega a 1662m de altura no ponto mais alto.
E o dono do hotel, Duda Athuil, que é chef de cozinha, vai comandar a gastronomia do evento. Ele vai apresentar entre os pratos, a culinária vegetariana e vegana que desenvolveu para o 1º Mantiqueira.
O evento é uma realização do Centro Cultural Montanha Azul, que tem à frente a publicitária Nalu Francis. Ela tem desenvolvido vários projetos de ecoturismo, lazer com consciência ambiental no espaço do Hotel Donati.
