Publicidade

Premiação 2026

Sul Fluminense

Jovens da região expõem projetos na Olimpíada do Conhecimento

Estudantes do Senai e do Sesi no Sul Fluminense vão expor no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília

Parabólica  –  27/06/2018 18:11

1

(Fotos: Divulgação)

_______________________________________________________

O hidro hortus não só reduz o consumo de água, como também o esforço físico humano na irrigação de hortaliças orgânicas; já a balança de medição de gás informa a quantidade de gás que ainda está dentro dos botijões 

_______________________________________________________

Luva tradutora de libras, sistema autônomo de irrigação com reaproveitamento de água da chuva e balança de medição de gás para evitar fraudes. Entre os dias 3 a 8 de julho, estudantes do Senai e do Sesi no Sul Fluminense vão expor projetos inovadores no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília, durante a Olimpíada do Conhecimento. Com novo formato, o objetivo é mostrar a importância da indústria para a sociedade do futuro. 

Desenvolvida por estudantes dos cursos de mecânica e mecatrônica do Senai Resende, a luva tradutora de libras foi criada a fim de aprimorar a comunicação entre pessoas com deficiência na fala e a população. Eles desenvolveram um dispositivo em formato de luva capaz de decodificar os sinais em libras. Acoplada a componentes eletrônicos e sensores, a luva faz a leitura da linguagem em libras e traduz, simultaneamente, em um display via comunicação sem fio. 

Já os alunos que cursam o ensino médio articulado do Sesi Resende, em conjunto com curso de mecatrônica do Senai, vão levar um sistema automatizado que reaproveita a água da chuva. O hidro hortus é um sistema autônomo que não só reduz o consumo de água, como também o esforço físico humano na irrigação de hortaliças orgânicas. A partir de componentes eletrônicos, o sistema é programado para captar a água da chuva e irrigar a horta diariamente sem interferência humana. 

E os estudantes do Sesi Barra Mansa vão levar a balança de medição de gás. O equipamento, que participou da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace) em 2017, propõe solução tanto para consumidores quanto para empresas. Ela pode servir para uso doméstico, ao informar sobre a quantidade de gás que ainda está dentro dos botijões, ou para auxiliar empresas distribuidoras do produto no processo de certificação e controle de fraudes.

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×