(Foto: Divulgação)
O Pedal de Reconhecimento vai mapear as localidades por onde o Circuito irá passar
O Núcleo Ciclo Turismo, criado pelos integrantes do eixo Turismo do Programa Lider - Liderança para o Desenvolvimento Regional, iniciativa do Sebrae Rio na região do Médio Paraíba, vai promover, em 27 de outubro, a partir das 8h, o primeiro evento do Circuito Ciclístico da região. O Pedal de Reconhecimento, como está sendo chamada esta ação, vai percorrer 104 km, entre os municípios de Valença e Barra do Piraí, passando por Vassouras, para mapeamento da rota ciclística (cicloturística) da região e criação de um circuito oficial para moradores e turistas. O grupo formado por 12 pessoas sairá da Igreja da Glória, em Valença, passará pelo Parque da Concórdia, Fazenda da Embrapa, Inea, Barão de Juparanã, Lacerda, Eco Resort, Fazendas São Fernando e Secretário, Centro de Vassouras, Cinco Lagos e Ipiranga chegando em Barra do Piraí.
Segundo Evandro Queiroz Glória, um dos integrantes do Núcleo, este será o primeiro de cinco Pedais de Reconhecimento que serão realizados com o objetivo de conhecer a rota, identificar os parceiros, como hotéis e pousadas, restaurantes, bicicletarias, e outros serviços afins, e marcar os locais onde serão instalados os primeiros Totens com informações para os ciclistas da região e visitantes ao longo do trajeto. Além dos Totens, o grupo planeja instalar atendimento receptivo em cada um dos municípios que fará parte do trajeto, criando pontos de apoio com serviços para os cicloturistas.
- O Programa Lider promove a integração regional das 12 cidades da nossa região nos quatro eixos definidos, educação, mobilidade, tecnologia e turismo. O que estamos fazendo é começar a tirar as ideias do papel para viabilizar ações que possam incentivar e viabilizar esta integração. Definimos uma ação que terá muito sucesso, já que a cultura da bicicleta cresce em todo o mundo e também nesta região - explicou.
O circuito completo terá cerca de 450 km, e passará pelas cidades de Valença, Vassouras, Barra do Piraí, Piraí, Rio Claro, Pinheiral, Volta Redonda, Barra Mansa, Quatis, Porto Real, Resende e Itatiaia.
- A ideia é que o ciclista possa começar e finalizar o passeio a partir de qualquer ponto que desejar dentro do circuito, com a indicação dos serviços disponíveis no trajeto. Estamos calculando que, em média, os ciclistas deverão pedalar no mínimo 50 km por dia conhecendo as belezas naturais e atrativos da região.
Para auxiliar na divulgação, o circuito vai utilizar a plataforma Bike Map até que seja criado um aplicativo próprio que deverá estar disponível gratuitamente a partir de junho do ano que vem, quando o grupo espera que o circuito esteja totalmente mapeado.
O Lider
O Programa Lider, iniciado em outubro de 2017, vai culminar na elaboração do Plano Estratégico da Região, que está sendo estruturado por um grupo de cerca de 50 pessoas, entre empresários, representantes do Poder Público, do terceiro setor e da academia (universidades), engajados em trabalhar em prol de um futuro melhor para a região. O programa está dividido em duas fases e deve ser finalizado em 2019. A Fase 1 foi encerrada em junho deste ano, depois de oito encontros. Nessa fase, foram identificadas a situação regional, o desenvolvimento da liderança empreendedora, os objetivos estratégicos, além de outras ações.
- O grupo se estruturou, construiu as estratégias de desenvolvimento e começou a elaborar o Plano Estratégico da região - explicou Ana Lucia de Araújo Lima, coordenadora Regional do Sebrae Rio.
Na Fase 2, iniciada em agosto deste ano, com final previsto para setembro/19, o programa será institucionalizado, com a implementação dos projetos, monitoramento de resultados e orientação no foco das ações, ampliação do grupo e amplificação dos resultados. Nessa fase do Lider, o Sebrae Rio dá suporte e o apoio necessário aos trabalhos dos líderes na montagem do Planejamento Estratégico por meio de uma consultoria especializada, que acompanha o grupo na integração do planejamento estratégico, estruturação da governança, levantamento de informações, entre outras ações.
- O acompanhamento da evolução do trabalho dos grupos será realizado através dos Fóruns de Monitoramento dos Compromissos Regionais.
O Lider já vem sendo desenvolvido em 17 regiões de 12 estados brasileiros. A região do Médio Paraíba é a primeira do Estado do Rio de Janeiro a iniciar o programa. Os líderes regionais representam as 12 cidades da região que aderiram ao Programa.
