Publicidade

Premiação 2026

No Escuro

Deficiência visual é tema de exposição no Centro Cultural Fundação CSN

Mostra - Sentir: uma forma de ver - retrata como é o mundo para quem não enxerga

Parabólica  –  11/12/2018 11:12

8013

 

(Foto Ilustrativa)

Visitantes identificam objetos, sons e testam o paladar na escuridão total

 

> Programe-se: Confira o roteiro com algumas exposições que podem ser vistas na região

O Centro Cultural Fundação CSN, em Volta Redonda, inaugura a exposição “Sentir: uma forma de ver”, que ficará em cartaz de 13 de dezembro até 16 de fevereiro de 2019. A mostra permite ao público experenciar a deficiência visual, através de uma imersão pela Galeria usando uma venda nos olhos. A escuridão é total, é como se todos ficassem cegos de repente. Em uma das mãos o visitante usará uma bengala para auxiliá-lo no percurso e a todo momento será provocado a sentir, utilizando o olfato, o paladar, o tato e a audição. No fim do percurso, o visitante tocará com as mãos uma escultura até que a mesma seja identificada por ele. Após essa etapa, será convidado a fazer um registro escrito sobre as sensações e experiência vividas na exposição.

A Escola Municipal Especializada Doutor Hilton Rocha é parceira na exposição “Sentir: uma forma de ver” na produção do material em braille que estará no folder da exposição. A escola fica no bairro Voldac, e atende atualmente 57 alunos com deficiência visual. A exposição é gratuita. 

Um pouco sobre a Fundação CSN

Braço de responsabilidade social da CSN, tem a educação como base norteadora de seus projetos sociais nas áreas de cultura, educação, esporte e meio ambiente. Atua em parceria com o poder público e iniciativa privada. Por meio de mecanismos de incentivos fiscais, desenvolve o Projeto Garoto Cidadão e outros projetos integrados, com o Centro Cultural Fundação CSN em Volta Redonda e o Caminhão Circula Brasil. No audiovisual realiza o Histórias que Ficam, programa de consultoria, fomento e difusão do documentário brasileiro. Para preparar jovens para o mercado de trabalho, desenvolve o programa Jovem Aprendiz com mais de 10 mil jovens formados e o Capacitar Hotelaria e Serviços, projeto social na área de hotelaria no Sul Fluminense. A Fundação contribui para o acesso à educação com programa de bolsas de estudos em suas escolas: ETPC, em Volta Redonda, CET, em Congonhas (MG) e com o Ganhar o Mundo, programa de bolsas de estudos no exterior para jovens mulheres.

> Sentir: uma forma de ver - Abertura: 13 de dezembro. Horário: 14h. Período: 14 de dezembro de 2018 a 16 de fevereiro de 2019, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h30 e das 14 às 18h; sábados, apenas sob agendamento. Local: Centro Cultural Fundação CSN - Rua: 21, n° 402, Vila Santa Cecília, Volta Redonda. Agendamento de visitas mediadas: centroculturalfcsn@csn.com.br     

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×