Publicidade

RH

Vinil

Arte na Capa destaca discos produzidos no século XXI

Exposição no Museu da Imagem e do Som de Resende pode ser visitada até 30 de agosto

Parabólica  –  31/07/2019 09:24

8646

 

(Foto: Divulgação)

Todas as 28 capas da mostra pertencem ao DJ e colecionador Luiz Lindão

 

> Programe-se: Confira o roteiro com algumas exposições que podem ser vistas na região 

A Prefeitura de Resende, por meio da Casa da Cultura Macedo Miranda, abre no dia 1 de agosto uma nova edição do projeto Arte na Capa, que será dedicado aos discos de vinil produzidos na década passada. Todas as 28 capas da mostra “Vinis do Século XXI” pertencem ao DJ e colecionador Luiz Lindão. 

Apontado quase como a única forma de se escutar música durante todo o século XX, o long play viu seus dias praticamente contados com o advento do CD. Durante alguns anos os dois formatos conviveram nas lojas de discos, mas no fim de 1997 a última fábrica de discos de vinil parou sua fabricação e deixou órfãos os fãs do famoso “bolachão”. 

Ao mesmo tempo em que os CDs dominavam o mercado, a internet possibilitou o compartilhamento de músicas e o YouTube disponibilizava qualquer canção que o usuário imaginasse. Os discos de vinil se tornaram peças de museu e itens de colecionadores apaixonados pelo formato. 

Colecionador desde os 12 anos, quando ganhou de presente dois discos do Roberto Carlos, e DJ desde os 16, fazendo o som de festas de aniversário de amigos, Luiz Lindão foi um dos que acreditaram na volta da fabricação dos “bolachões”. 

- Eu costumava mandar e-mails para as gravadoras pedindo a volta dos discos de vinil. Assim como eu, vários DJs e colecionadores pelo mundo todo fizeram o mesmo - revela Lindão, que possui mais de 4.000 discos em seu acervo. 

O movimento de DJs, colecionadores e artistas deu resultado e, em janeiro de 2010, o Brasil voltou a produzir novos discos de vinil por meio da empresa Polison. Entre os artistas brasileiros que já lançaram discos no formato estão Roberto Carlos, Pitty, Luan Santana e Caetano Veloso. Na exposição do Museu da Imagem e do Som de Resende o público poderá encontrar 28 capas de discos lançados na década passada, como os de Michael Jackson, Lady Gaga e Amy Winehouse. 

> Arte na Capa - Vinis do Século XXI - Coleção do DJ Luiz Lindão. Data: de 1 a 30 de agosto. Local: Museu da Imagem e do Som de Resende. Endereço: Rua Luiz da Rocha Miranda, 117, Centro Histórico. Visitação: de segunda a sexta-feira, do meio-dia às 18h. 

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×