Publicidade

RH

A Reinvenção do Nordeste

Uma viagem no tempo e ao centro do Nordeste brasileiro

Exposição - Meio Ambiente e Religiosidade - busca valorizar e divulgar as tradições e culturas nordestinas no Estado do Rio de Janeiro

Parabólica  –  13/08/2019 18:57

8694

 

(Foto: Divulgação)

Mostra pode ser visitada no Shopping Park Sul, em Volta Redonda, até 9 de outubro, das 11 às 20h

 

> Programe-se: Confira o roteiro com algumas exposições que podem ser vistas na região 

Com curadoria de Marcelo Fraga, a exposição “Meio Ambiente e Religiosidade” apresenta as crenças e histórias do dia a dia no Nordeste brasileiro. Destaca a religiosidade dos nordestinos e o respeito ao meio ambiente, buscando valorizar e divulgar as tradições e culturas nordestinas no Estado do Rio de Janeiro. A mostra pode ser visitada no Shopping Park Sul, em Volta Redonda, até 9 de outubro, das 11 às 20h. Realização: Sesc (Serviço Social do Comércio). 

A exposição apresenta as relíquias do Padre Cícero Romão Batista, o “Padim Ciço”, como é carinhosamente conhecido, nascido no interior do Ceará há 174 anos. O acervo é composto por móveis, objetos e documentos que pertenceram ao religioso. Padre Cícero foi um dos líderes mais respeitados em todo o Nordeste e é, sem dúvida, um dos maiores expoentes do país. Lutou pelos pobres, contra a fome, pela sobrevivência na seca e levantou as bandeiras da educação, da ecologia, da economia criativa e do desenvolvimento tecnológico. 

- Em 1871, havia apenas uma capelinha e três pés de juazeiro. Era a conhecida “Fazenda Tabuleiro Grande”, quando o padre chegou. E foi onde tudo começou. Hoje, o Juazeiro do Norte é a grande marca da Reinvenção do Nordeste, com uma nova história que se conta. O Nordeste e sua contribuição para a humanidade, os patrimônios naturais, religiosos e culturais, legados sob novos prismas - diz o curador da exposição. 

Os Dez Mandamentos Ecológicos do Padre Cícero, hoje, são reconhecidos como sabedoria divulgada por grandes entidades internacionais de preservação do meio ambiente, como o Greenpeace, que os divulga como ensinamentos do Padre Cícero, o Padroeiro das Florestas. 

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×