Publicidade

RH

Mês da Consciência Negra

Mostra reúne documentos sobre a população negra no século XIX

Arquivo Histórico, em Resende, organizou exposição com jornais e documentos; também foram feitas pesquisas no Arquivo Nacional e Biblioteca Nacional

Parabólica  –  11/11/2019 22:26

expo 

(Fotos: Divulgação)

_______________________________________________________

“Escravidão e Resistência Negra” pode ser visitada até 20 de dezembro, de segunda a sexta-feira, do meio-dia às 18h

_______________________________________________________

> Programe-se: Confira o roteiro com algumas exposições que podem ser vistas na região 

A Prefeitura de Resende, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, abre, no dia 14 de novembro, a exposição “Escravidão e Resistência Negra”. Organizada pelo Arquivo Histórico do município, a mostra poderá ser visitada até 20 de dezembro, de segunda a sexta-feira, do meio-dia às 18h. A entrada é gratuita.  

No mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), a exposição organizada pelo arquivo Histórico de Resende é uma oportunidade para refletir sobre o racismo. O trabalho de pesquisa do historiador Angelo Mainine apresenta documentos que registram o protagonismo da população negra de Resende na luta contra a escravidão. 

Segundo o pesquisador, a exposição é uma forma de a população negra conhecer e se apropriar das fontes escritas, que podem mudar a forma como a história de Resende é estudada.  

- Através dos documentos raros preservados pelo Arquivo Histórico, é possível notar que a população negra em nossa cidade se comporta como um sujeito histórico organizado. Temos inúmeros relatos de fugas, um quilombo que sobreviveu por mais de dez anos e uma insurreição de escravos em 1881 - revela Mainine. 

Para o diretor do Arquivo Histórico de Resende, Angelo Tramezzino, a exposição dá voz a uma temática que a historiografia sobre Resende ainda não havia se dedicado. No caso, ele cita os movimentos de resistência negra durante o período escravista.

- As fontes pesquisadas, principalmente os periódicos, possibilitam que possamos ver este período histórico numa perspectiva mais ampla - diz Tramezzino. 

Todo o material apresentado na exposição será reunido para novos desdobramentos sobre o tema. Além de jornais e documentos guardados nos arquivos de Resende, também foram feitas pesquisas no Arquivo Nacional e Biblioteca Nacional. O presidente da Casa da Cultura Macedo Miranda, Thiago Zaidan, explica:

- Tudo o que foi levantado na pesquisa pode servir de estímulo para que novos pesquisadores e estudiosos ampliem este conteúdo tão importante, não só para a população negra, mas para todos que se interessem por nossa história. 

________________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×