Publicidade

RH

Primeira do Ano

Arte na Capa homenageia os fotógrafos brasileiros

Mostra pode ser visitada no MIS de Resende durante o mês de janeiro

Parabólica  –  03/01/2020 18:28

 

(Fotos: Divulgação)

_______________________________________________________

Exposição “O Retrato do Artista” reúne 28 capas de várias fases e gêneros da Música Popular Brasileira

_______________________________________________________

> Programe-se: Confira o roteiro com algumas exposições que podem ser vistas na região

A prefeitura Municipal de Resende, por meio da Casa da Cultura Macedo Miranda, abriu na quinta-feira, 2, a primeira edição de 2020 do projeto Arte na Capa, que mensalmente apresenta ao público capas de discos do acervo da instituição. Em comemoração ao Dia do Fotógrafo, a exposição apresenta capas clássicas de discos de vinil realizadas por fotógrafos brasileiros.

Intitulada “O Retrato do Artista”, a exposição reúne 28 capas de várias fases e gêneros da Música Popular Brasileira, entre elas, a do disco de estreia do grupo Secos & Molhados, eleita a melhor capa de um disco brasileiro do Século XX. A enquete foi realizada em 2001 pelo jornal “A Folha de São Paulo” com 149 personalidades da música, fotógrafos e artistas plásticos.

Segundo o presidente da Casa da Cultura, Thiago Zaidan, a curiosidade em relação ao disco que lançou o cantor Ney Matogrosso é que o fotógrafo responsável pela imagem da capa mora atualmente em Resende.

- O Antônio Rodrigues entrou para a história da música brasileira registrando a imagem dos integrantes do grupo com as cabeças cortadas sobre uma mesa - diz o presidente.

Outra capa que está na exposição e merece destaque é a do disco que lançou o cantor e compositor Chico Buarque de Holanda no universo fonográfico. Lançado em 1966, apresenta duas imagens de Chico: uma sorrindo e outra com o semblante mais sério. Cinquenta anos depois, a icônica capa virou meme na internet, com várias versões dependendo do assunto. Dirceu Corte-Real foi o fotógrafo responsável pelos registros.

Outros artistas presentes na exposição são As Frenéticas (fotografadas por Ivan Cardoso), Milton Nascimento, Beto Guedes (eternizados por Cafi) e Clara Nunes (registrada pela lente de Wilton Montenegro). As outras capas, artistas e fotógrafos presentes na exposição o público poderá conferir visitando o Museu da Imagem e do Som de Resende, que fica na Rua Luiz da Rocha Miranda, 117, no Centro Histórico de Resende. A entrada é gratuita. 

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×