Publicidade

RH

Olhar Errante

Ruan Campos

ruan.campos@hotmail.com

Mulheres Incríveis

Outubro Rosa: Fabíola Ito expõe no hall do Hospital Unimed

Fotógrafa usa o seu trabalho como instrumento de conscientização sobre o câncer de mama e o resgate da autoestima feminina

Parabólica  –  21/10/2020 10:29

9678

 

(Fotos: Divulgação/Fabíola Ito)

Foram cerca de 60 mulheres acima dos 30 anos fotografadas para compor a série fotográfica 

 

> Programe-se: Confira o roteiro com algumas exposições que podem ser vistas na região

O mês de outubro é marcado pelo movimento chamado Outubro Rosa, que tem como finalidade a luta contra o câncer de mama e a conscientização da população sobre a importância da realização do exame (mamografia) que detecta a doença. O Outubro Rosa começou em meados dos anos 90 nos Estados Unidos e foi sendo incorporado por outros países. Ganhando cada vez mais força e notoriedade mundial. Em Volta Redonda, a campanha Outubro Rosa ganha destaque com a exposição da fotógrafa Fabíola Ito, de Barra Mansa. A mostra “Mulheres Incríveis” pode ser conferida até o dia 31 de outubro no hall do Hospital Unimed.

O projeto teve início em 2016, quando uma grande amiga da fotógrafa foi diagnosticada com câncer de mama.

- Durante seu tratamento, ficamos muito mais próximas e tive o despertamento em enxergar sobre um assunto que eu conhecia muito pouco. Comecei a me aprofundar em leituras e laboratórios com profissionais da área (mastologistas e oncologistas) - relata Fabíola.

Fabíola 

Fabíola: “Esta exposição tem a narrativa de mostrar a transição da mulher para a maturidade; personalidades diversas que retratam a força da mulher”

Em 2017, a fotógrafa conheceu uma mulher que também enfrentou o câncer de mama, Kátia Salles, que hoje é coordenadora do projeto Mulheres Incríveis e convidou a fotógrafa para expor na cidade de Volta Redonda.

- Comecei a retratar mulheres que tinham tido experiência com o câncer de mama e foram mastectomizadas.

A exposição “Mulheres Incríveis” edição Outubro Rosa é um trabalho fotográfico com uma sensibilidade incrível. Após sua primeira exposição em 2018 no Espaço Zélia Arbex, o trabalho da fotógrafa ganhou projeção na região, rendendo convites para expor em outros locais, reforçando a importância da temática sobre a prevenção e o combate ao câncer de mama. Ao todo, foram cerca de 60 mulheres acima dos 30 anos fotografadas para compor a série fotográfica.

DSC_3114raw 

A beleza, a força e a essência feminina são as marcas do trabalho da fotógrafa de Barra Mansa

A mostra é lúdica e sensível. Misturando luz com objetos coloridos. Uma combinação perfeita para trazer informação e leveza ao tocar em um assunto tão duro como o câncer.

Para a fotógrafa, “esta exposição tem a narrativa de mostrar a transição da mulher para a maturidade; personalidades diversas que retratam a força da mulher”.

- Foi então que surgiu a ideia de usarmos o mesmo nome. Porém, com a temática da prevenção e autocuidado que o mês de outubro traz.

Sobre a importância de retratar a luta de mulheres que venceram o câncer, Fabíola conta que a câmera para ela se tornou uma ferramenta para resgatar a singularidade feminina.

Para ela, o projeto Mulheres Incríveis não é somente uma campanha sobre prevenção e autocuidado. O projeto tem como finalidade o resgate da autoestima feminina afetada pelo tratamento ao câncer de mama.

- Vê-las sorrindo novamente e fazendo planos para o futuro e resgatando sonhos é motivo de grande realização para mim.

 1603123477867_DSC_3009

"Me vejo como uma retratista. Em cada coração pulsam desejos, sensações, uma profusão de sentimentos que tento materializar em imagens" 

Segundo dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Mastologia, menos de 30% das mulheres têm acesso à reconstrução mamária pelo SUS (Sistema Único de Saúde). De acordo com o Ministério da Saúde, em 2019, o Brasil atingiu a marca anual de 60 mil casos de câncer de mama. Chegando à taxa de 51,29 casos por cem mil habitantes.

- O câncer de mama traz consigo etapas difíceis de serem vencidas. Nós mulheres, por natureza somos vaidosas. Durante o tratamento a mulher perde os cabelos, os cílios, sobrancelhas e muitas vezes os seios. Me vejo como uma retratista. Em cada coração pulsam desejos, sensações, uma profusão de sentimentos que tento materializar em imagens. Ressignificar sentimentos, transformar experiências ruins em algo bom, descobrir novos caminhos, se refazer. Esta é a grande lição ensinada por estas mulheres incríveis.

> O trabalho da fotógrafa pode ser conferido no Instagram (@fabiola_itophotography). Durante o mês de outubro, algumas fotografias que compõem a exposição serão publicadas lá. A curadoria do projeto é de Carla Giovana Rolim. A beleza, a força e a essência feminina são as marcas do trabalho da fotógrafa de Barra Mansa. 

________________________________________________________

Por Ruan Campos  –  ruan.campos@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×