Publicidade

RH

Novidades Literárias

AVL lança revista e e-book

Academia Volta-redondense de Letras disponibiliza em seu site o primeiro número da Revista Arigó; livro homenageia Euclides da Cunha e é em parceria com movimentos euclidianos de Cantagalo-RJ

Parabólica  –  08/01/2021 20:16

9795

 

(Fotos: Divulgação)

Autores podem enviar seus textos, que passarão por avaliação, podendo ser aceitos para publicação

 

A Academia Volta-redondense de Letras (AVL) começa 2021 com duas novidades: a publicação da primeira edição da revista eletrônica “Arigó” (RA) e o lançamento do e-book em homenagem a Euclides da Cunha. RA tem acesso gratuito (clique aqui).

- Trata-se de um novo veículo cultural voltado para divulgar a produção literária e acadêmica da região. A RA é uma publicação acadêmico-literária da AVL, com corpo editorial e avaliação por pares, tendo periodicidade anual, de formato eletrônico, de livre acesso, e tem como objetivo principal ser um espaço de registro e discussão acerca da produção literária da região sul fluminense, mas não só, podendo estender-se para literatura nacional e internacional - explica o escritor e acadêmico José Huguenin, editor-chefe da revista.

A RA tem as seguintes seções:

. Resenhas & Biografias - Dedicada ao registro de autores da região, por meio de biografias curtas, e apresentação de livros escritos por autores da região (resenhas).

. Textos Literários - Publica peças literárias curtas, como poemas, contos e crônicas, sempre de autores de Volta Redonda e da região sul fluminense. 

. Trabalhos Acadêmicos - Publica textos acadêmicos em forma de artigos ou pequenos ensaios. Os textos são de temas livres. Especial atenção é dada a trabalhos que analisem, discutam e divulguem obras literárias de autores da região, mas não somente, podendo também ser publicados textos que abordem a literatura nacional e internacional. Trata-se, também, de mais um espaço para divulgação de trabalhos acadêmicos das instituições de ensino superior da região. 

. Relatos Historiográficos - O objetivo é fazer o registro das vivências da região sul fluminense. Podem ser submetidos relatos sobre eventos do passado, mas também relatos de eventos atuais, de forma que a seção sirva como veículo de memórias para as futuras gerações.

. Biblioteca da AVL - Com a missão de divulgar a literatura produzida em Volta Redonda e região, a RA traz ainda uma seção que apresenta a evolução do acervo da Biblioteca da AVL, que reúne produções de escritoras e escritores da região.

Para José Huguenin, o projeto está em sintonia com a missão da AVL:

- Além de difundir a língua portuguesa e a literatura, através produção artístico-literária de Volta Redonda e região, a RA permite, através de pesquisas, resgatarmos autores do passado, fazendo registros, oportunizando suas leituras, e abre espaço a novos autores para mostrarem seus trabalhos. Literária e academicamente, é o encontro da região consigo mesma.

A revista tem em seu corpo editorial escritores e acadêmicos da região e conta com o trabalho dos editores associados:

. O acadêmico da AVL e historiador Djalma Augusto dos Santos Mello (seção Relatos Historiográficos);
. A doutora em língua portuguesa, professorada da UFF Lúcia Assis (Trabalhos Acadêmicos);
. O escritor,  acadêmico da AVL e professor de língua portuguesa Lourildo Costa (Seção Textos Literários).

Autores podem enviar seus textos, que passarão por avaliação, podendo ser aceitos para publicação. Para mais informações visite a página da “Revista Arigó”. As submissões para o Número 2 estão abertas até 31 de agosto de 2021.

Huguenin salienta que a RA está em fase de obtenção de ISSN, registro internacional de revistas, que é registrado apenas após a publicação do segundo número.

- A publicação obedece a todas as regras internacionais de catalogação e citação, de forma que os trabalhos são referenciáveis, dando ainda mais valor aos textos publicados.

A publicação ocorre sempre em dezembro de cada ano. Baixe o Número 1 gratuitamente clicando aqui.

Livro comemora 155 anos de Euclides da Cunha

WhatsApp Image 2021-01-08 at 00.01.27

_______________________________________________________

Parceria da Academia Volta-redondense de Letras (AVL) com movimentos euclidianos de Cantagalo-RJ, cidade natal do autor de “Os sertões”, publica segundo e-book que será distribuído gratuitamente

_______________________________________________________

O e-book “Escritos euclidianos - Volume 2” será lançado no dia 20 de janeiro de 2021, no encontro “Euclides, 155”, evento online organizado por movimentos euclidianos de Cantagalo-RJ, em comemoração aos 155 anos do nascimento do “imortal” escritor Euclides da Cunha.

O livro é uma parceria da Academia Volta-redondense de Letras (AVL) com esses movimentos de Cantagalo e está em seu segundo volume. Reúne textos que versam sobre a obra e a vida de Euclides da Cunha. A produção é publicada em versão eletrônica, distribuída gratuitamente no site da AVL, em formato PDF.

O segundo volume destaca os textos amazônicos de Euclides da Cunha, e publica textos escritos sobre a obra do autor de “Os sertões” e a “Margem da história”.  Ensaios dos escritores Marco Luuchesi (atual presidente da Academia Brasileira de Letras), Milton Hatoum (autor de “Dois irmãos”), Leopoldo Bernucci (um dos especialistas em Euclides da Cunha), Lea Costa (professora de UFBA, especialista em Euclides e na Guerra de Canudos), entre outros nomes do euclidianismo.

“Escritos Euclidianos - Volume 2” tem organização do escritor, acadêmico José Huguenin, que é coordenador editorial da AVL. O acadêmico da AVL Lourildo Costa também participa do volume 2 com o poema “Os sertões euclidianos”.

O evento online “Euclides, 155” terá a seguinte programação:

. 19h - Lançamento do livro com a mesa-redonda “O legado dos textos amazônicos de Euclides” | Anélia Pietrani, Fabiana Corrêa e José Huguenin (mediador)

. 19h50 - Leitura dramatizada do trecho “Estouro da boiada”, de “Os sertões”, como os atores Álvaro Sagulo e Ana Martins.

. 20h -  “Euclides de cabeceira” - Leituras de trechos da obra euclidiana por autores do Volume 2 dos Escritos com comentários. | Igor Ferreira, Léa Costa, Rachel Bueno, Rick da Cunha (mediação).

. 20h50 - Conversa livre.

A participação é gratuita, mas é necessário fazer inscrição prévia preenchendo o formulário eletrônico (clique aqui) ou na página do Instagram @encontroseuclidianos até o dia 19 de janeiro. O evento será realizado na Plataforma Google Meet e o link será enviado até as 17h do dia 20 de janeiro para o e-mail cadastrado na inscrição.

O certificado de participação poderá ser solicitado na inscrição. A carga horária será de duas horas (programação fixa). O livro poderá ser obtido gratuitamente a partir do dia 20, na seção Livros da AVL. Para baixar gratuitamente o volume 1 da série, clique aqui.

________________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×