Publicidade

RH

Olhar Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Tempos Difíceis

Um espetáculo de celebração à vida

Cia. República do Movimento retrata em forma de dança o momento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e todo o processo de isolamento social

Parabólica  –  06/12/2021 11:03

 
 
 

(Fotos: Divulgação)

_______________________________________________________

Clique aqui para conferir local, dia e horário do espetáculo "mEU LAR", além das novidades da trupe

_______________________________________________________

A ideia é a de um “espetáculo museu”. E a dança faz uma celebração à vida. “mEU LAR”, da Cia. República do Movimento (Volta Redonda), foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, retrata o momento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e todo o processo de isolamento social. 

- O espetáculo retrata o reconhecimento do corpo como sua casa, sua morada em vida. Um acolhimento à nossa persona - diz a diretora de “mEU LAR”, Lissiana Schlick, que ganhou o Prêmio OLHO VIVO 2017

Segundo a coreógrafa, o espetáculo é o resultado de situações vividas pelos bailarinos da República do Movimento e por ela mesma. 

- Ao observar as mudanças de comportamento em todo o processo vivido durante a pandemia, como o confinamento, as inseguranças, as saudades, o luto, resultaram em um encontro com facetas de nós mesmos, nos obrigando a olhar para situações não encaradas até então. Momentos de percepção pessoal que acabam por ressignificar situações da vida que estamos levando - explica. 

Dividido em três partes 

“mEU LAR” começa com uma coreografia de grupo, onde a música faz a leitura das recomendações dos inúmeros decretos publicados durante o confinamento. A frase “Fica em casa” é repetida muitas vezes. 

- Isso gera um incômodo aos ouvidos e mostra toda instabilidade e urgência em se fazer algo - enfatiza Lissiana. 

A segunda parte, de acordo com a coreógrafa, foi elaborada a partir das características pessoais de cada bailarina e como elas lidaram com o confinamento e todas as situações particulares vividas em 2020. 

- O primeiro solo é o retrato da busca, da procura, a ação. Retrata a resiliência daquele que encontrou caminhos para se reencontrar. Os outros dois solos acontecem dentro do ambiente de casa. Um na sala e outro no quarto. Retratam os nossos momentos de solidão e o outro retrata a espera. Por fim, temos o solo do mergulho, que é a entrega nas águas da sua existência. É um solo que fala do deleite, de entrega, de fé. É um mergulho na alma. Todos os solos foram desenvolvidos junto a vídeos-dança produzidos especialmente para a ocasião, e ajudam a plateia a perceber a motivação de cada coreografia. 

O último momento do espetáculo é o encontro dessas mulheres, que dançam uma coreografia em grupo. 

- Esse momento retrata a alma que se libertou de alguma amarra após esse tempo difícil. Para esse momento iniciamos um vídeo que mostra as bailarinas tomando banho, simbolizando a alma que foi lavada e renovada. 

Quem é quem no espetáculo

. Direção, concepção e coreografia: Lissiana Schlick 
. Vídeos: Matheus Cruzal
. Producão: Rafael Mendes
. Bailarinos: Alexander Silveira, Bernardo Cortes Duque, Bianca Cândida, Estela Gomes, Isabela Rigueira, Raquel Marins
. Realização: Secretaria Municipal de Cultura de Volta Redonda

O que é a República do Movimento 

A República do Movimento foi fundada em novembro de 2007 pelos professores e bailarinos Lissiana Schlick e Rafael Mendes. Tornou-se um referencial da dança e um espaço de democratização do acesso às artes e à cultura em Volta Redonda. A metodologia é diferenciada, inspirada nos métodos da bailarina Helenita Sá Earp e do coreógrafo Jaime Arôxa. 

Quem é Lissiana Schlick 

Atriz e bailaria, graduada em dança (UFRJ) e pós-graduada em estudos contemporâneos em dança pela (UFBA/Angel Vianna), dança e consciência corporal pela Universidade Estácio de Sá. Foi protagonista do filme “Danças: Vida e obra de Helenita Sá Earp”. É diretora artística da escola de dança República do Movimento, com vasta experiência no exterior como bailarina, além do curso técnico de instrutor de aeróbica pela Austrian Fitness School.   

Quem é Rafael Mendes 

Formado pela metodologia Jaime Arôxa, onde foi assistente e professor por sete anos. Foi bailarino clássico na Escola Maria Olenewa por três anos, quando em 2004 foi junto à companhia de Jaime Arôxa para o espetáculo “Viva Brasil” na Alemanha. Permaneceu junto com sua parceira Lissiana Schlick durante quatro anos em companhias da Europa. E também tem o curso técnico de instrutor de aeróbica pela Austrian Fitness School. É diretor da escola de dança República do Movimento. 

> Mais informações podem ser obtidas no Instagram @lissianaschlick 

________________________________________________________

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×