Publicidade

RH

Produção Local

MAM recebe 1° Salão das Artes Agulhas Negras

Exposição no Museu de Arte Moderna de Resende pode ser vista até 10 de julho

Parabólica  –  12/06/2022 10:12

10471

 

(Foto: Divulgação/Gleisiane Carvalho)

Foram inscritas 91 obras de 46 artistas; desse total, o júri selecionou 46 que ficarão expostas de segunda a sexta-feira, das 10 às 17h

 

A Prefeitura de Resende, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, abre o 1º Salão das Artes Agulhas Negras, na segunda-feira, dia 13 de junho, às 18h, no Museu de Arte Moderna de Resende. O evento, que entra oficialmente no calendário anual da cultura da cidade, busca descobrir novos nomes das artes plásticas da região. O MAM de Resende funciona no Espaço Cultural Altamiro Pimenta, na Rua Dr. Cunha Ferreira, 104, no Centro Histórico. A entrada é gratuita.

Foram inscritas 91 obras de 46 artistas. Desse total, o júri formado por Sônia Siqueira, Sérgio Ornellas e Gustavo França selecionou 46 que ficarão expostas até 10 de julho, de segunda a sexta-feira, das 10 às 17h. As obras premiadas passam a fazer parte do acervo do museu.

Em 2021, devido às restrições da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a direção do MAM Resende decidiu que o tradicional Salão da Primavera seria restrito para os artistas plásticos da região das Agulhas Negras (Resende, Itatiaia, Quatis e Porto Real). A ideia se concretizou e possibilitou a criação do 1° Salão das Artes Agulhas Negras, que será realizado anualmente no primeiro semestre do ano e mantendo para o segundo o Salão da Primeira, que voltará a receber inscrições de todo o Brasil.

Para a diretora do Museu de Arte Moderna de Resende, Carmen Aguiar, a criação de um salão regional fortalece o trabalho dos artistas das Agulhas Negras.

- Nosso papel como instituição pública é o de incentivar as várias formas de cultura e celebrar nossos artistas. O Salão das Artes Agulhas Negras tem foco na produção de nossa região e o Salão da Primavera tem um olhar mais abrangente para todo o país - disse Carmen Aguiar.

O presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Thiago Zaidan, destaca que mais um salão será lançado ainda este ano.

- Já estamos trabalhando em um edital que será lançado no segundo semestre, de um Salão de Fotografia para fechar o calendário anual do MAM. Nossa meta é atender todas as demandas das variadas formas de expressão cultural.

Confira os artistas premiados

Prêmio Claudionor Rosa

. Categoria I - Pintura, desenho, ilustração e gravura: Miro
. Categoria II - Escultura, objeto ou instalação: Samuel Costa
. Categoria III - Fotografia: Christian Meyn 

Prêmio Altamiro Pimenta

. Categoria I - Pintura, desenho, ilustração e gravura: Antônio Leão
. Categoria II - Escultura, objeto ou instalação: Gisele Ferreira 

Prêmio Olga Tuffick

. Categoria I - Pintura, desenho, ilustração e gravura: Tatiana Clauzet
. Categoria II - Fotografia: Jéssica Luanna Faulstich Colasso 

Prêmio Marcius Lima - Jovem Artista

. Categoria - Escultura, objeto ou instalação, pintura, desenho, gravura e ilustração, fotografia: Emanuel Bernabó Moreno

. Artistas contemplados com menção honrosa: Martti Vartia; Hadassa Bastos; Gelson Marlloca; Gomo; Pedro Ferreira; Julia Vel d’oro; Dani Keiko; Bernardo Rodrigues

. Integrantes da Mostra: Alice Miranda Torres; Cecília Bianco Rosas; Kanirro; Ellen Aoki Furtado Cardozo; Esther da Silva Lopes Gregório; João Pedro Motta de Souza Almeida; Jenifer Dietrich Stelzer Faulstich; João Pedro de Vilhena Castro; Luis Arnaldo Leal Gastão; Talita Herculano de Abreu Teixeira; Wilson Jose Anastacio Filho.

________________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×