Publicidade

RH

Conflitos Sociais

Dhiogo José Caetano

dhiogocaetano@hotmail.com

Série Opinando e Transformando - Episódio 143

Pai Edson D´Osun - A alma da natureza como inspiração

Candomblecista que trabalha com a espiritualidade há 34 anos fala sobre cultura de paz, educação e espaço digital

Pelo Brasil  –  04/04/2024 12:14

 
pai

(Fotos: Divulgação)

“Precisamos voltar a sermos humanos. Ou perderemos nossa própria batalha. Que a paz de Deus e dos Orixás esteja com vocês”.

Pai Edson DOsun é o 143º convidado na série de entrevistas “Opinando e Transformando”. Objetivo é formar um mosaico com o que cada um pensa desse universo multifacetado. Uma oportunidade para os internautas conhecerem um pouco mais sobre os profissionais que, de alguma forma, vivem para a arte/cultura.

> Nome: Pai Edson D´Osun
> Breve biografia: Iniciado no candomblé há 47 anos. Formado em psicologia, educação artística e gastronomia. Trabalhando com a espiritualidade há 34 anos. 

Confira a entrevista com Pai Edson DOsun

> Em sua opinião, o que é cultura de paz?

Cultura de paz é estar bem consigo. É olhar para dentro de si e se melhorar todos os dias, fazendo com que todos à sua volta também melhorem.

> Como podemos difundir de forma coerente a paz neste vasto campo de transformação mental, intelectual e filosófica?

A paz não se define, se sente. Não é possível sentir pelos outros. Mas é possível promover o bem-estar de todos à nossa volta.

> Como você descreve a cultura de paz e sua influência ao longo da formação da sociedade brasileira/humanidade?

Bom, a cultura de paz acho que se perdeu faz tempo. A sociedade brasileira, embora possa parecer cultivar a paz, tem cultivado cada vez mais o caos. Mas dizem que o caos precede a paz. Só precisamos saber qual geração vai sentir essa paz.

> A cultura e a educação libertam ou aprisionam os indivíduos?

Tanto a cultura quanto a educação podem ser libertadoras ou uma imensa prisão. Com essa polarização das opiniões tem sido muito mais uma prisão do que libertação.

> Comente sobre o espaço digital, destacando sua importância na difusão do despertar da humanidade.

Está faltando discernimento na hora de usar essas ferramentas. O espaço digital, embora seja uma grande ferramenta para aprendizado e de cultura, ultimamente tem sido território de guerra.
Eu até me pergunto: “Será que a Terceira Guerra Mundial não será digital?”, pois esse espaço tem sido usado indiscriminadamente para promover ódio. Às vezes esquecemos que os sentimentos existem. O ser humano está virando um robô. É preciso rever o uso desse espaço com urgência. Ou ao invés de sermos substituídos por máquinas nós nos tornaremos as mesmas.  

> Qual mensagem você deixa para a humanidade?

Precisamos voltar a sermos humanos. Ou perderemos nossa própria batalha. Que a paz de Deus e dos Orixás esteja com vocês.
Beijos. 

> Clique e confira todas as entrevistas da série sobre Cultura "Opinando e Transformando"   

 

Por Dhiogo José Caetano  –  dhiogocaetano@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×