Publicidade

Premiação 2026

Conflitos Sociais

Dhiogo José Caetano

dhiogocaetano@hotmail.com

Fatos Históricos

Uruana - Sede, povoado e distritos

Município é sediado por dois distritos e conta cinco povoados

Pelo Brasil  –  22/09/2025 20:14

(Fotos: Arquivo)

“Eu vi a cidade crescer da janela de minha casa”

(Anatália Martins de Santana)

 

 

Uruana é situada às margens do Rio Uru, entre os Córregos Laginha e Leão. Limita-se, ao Norte, com o município de Carmo do Rio Verde, a Leste, com os municípios de Rianápolis e Jaraguá, ao Sul, com os munícipios de Itaberaí e Itaguaru, a Oeste, com os municípios de Heitoraí e Itapuranga. O município de Uruana é sediado por dois distritos, sendo eles Uruceres e Uruíta. E conta cinco povoados, de Braslândia (Sucupira); Cruzlândia (Cruzeiro); Francisnópolis (Lagoa); Perilândia (Peri); e Ranchão.

Distritos

Uruceres

12102

Uruceres em vista parcial aérea

A origem da nomenclatura se deu com a junção dos nomes Uruana + Ceres = Uruceres. Localiza-se às margens da GO - 230, distante 12 quilômetros de Uruana. Foi fundada no dia 7 de setembro de 1950, na ocasião, foi celebrada missa pelo Pe. Cleto - Paróquia de Jaraguá. A doação da gleba foi feita pelo Sr. Dionísio Machado Parreira, terras que compunham a Fazenda Sucuri. A Capela Nossa Senhora do Rosário e São Benedito foi construída em 1953, o Grupo Escolar Manoel Santos Júnior, foi inaugurado em 1955. Pela Lei Municipal nº 179, de 17 de outubro de 1966, é criado o distrito de Uruceres, anexado ao município de Uruana.

Uruíta

02_19  

Uruíta em vista parcial aérea

Em 1928 os Srs. José Ribeiro Magalhães, João José Ferreira e Inácio Morais doaram ao Poder Público o terreno para a construção do povoado. No dia 29 de novembro de 1963, pela Lei Municipal nº 134, de autoria do vereador Juvenal Calixto da Silva, o povoado foi elevado à categoria de distrito. Localizada ao Sul do município, às margens da GO - 154, distante 20 quilômetros de Uruana, tem como ponto de encontro dos moradores a Praça José Mariano Costa, onde se encontra a Capela São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida.

Povoados

Braslândia - Sucupira

03_17 

Braslândia em vista parcial aérea

O nome do povoado originou do seu fundador, Sr. Braz Pereira da Silva. Braslândia. Localiza-se às margens da Rodovia GO - 230, distante 7 quilômetros de Uruana. No dia 18 de julho de 1951, a família Gomes da Silva doou ao Poder Público uma gleba de dois alqueires de terra para a construção do povoado. No mesmo ano o Sr. Braz ofereceu aproximadamente um alqueire de terra para a construção da Capela Nossa Senhora da Guia. No dia 18 de julho de 1952, inaugurou a Escola, tendo como professora a Sra. Rita Pereira Barroso.

Cruzlândia - Cruzeiro

04_16

Cruzlândia em vista parcial aérea

Localiza-se a Leste do munícipio, fica a 21 quilômetros de distância de Uruana, sua fundação ocorreu em 13 de agosto de 1945, quando os Srs. Antônio Matias e João Gundim doaram dois alqueires de terra para a prefeitura. Com recurso estadual foi edificado um Grupo Escolar, em 1960, sendo erguida também a Capela Nossa Senhora da Abadia.

Francisnópolis - Lagoa

05_15 

Francisnópolis em vista parcial aérea

O terreno foi doado pelo Sr. Joaquim Santana Morais, sua fundação se deu em 29 de setembro de 1958, sendo o povoado localizado ao Sul do munícipio, distante 25 quilômetros de Uruana. No Centro do Povoado fica localizada a Capela Nossa Senhora de Fátima.

Perilândia - Peri

06_12 

Perilândia em vista parcial aérea

O povoado situa-se ao Sul do município, próximo a Itaguaru, distante 30 quilômetros de Uruana, sua fundação se deu em 1950. O doador da gleba de terra foi o Sr. Abenildes Afonso Merces, motivado pela preocupação com a educação das crianças na região. No dia do levantamento do Cruzeiro de Fundação, no planejamento da construção da Capela Nossa Senhora Aparecida e São Sebastião, apresentou o professor Valter, que abriu as matrículas, no dia seguinte, iniciou as aulas.

Ranchão

O terreno foi doado pelo Sr. Ideubrande Vieira da Rocha e a Sr.ª Maria Ferreira da Rocha, sua fundação se deu em 21 de agosto de 1960. É um pequeno vilarejo, próximo ao povoado de Cruzlândia, pertencente ao município de Uruana. De contexto rural e familiar o povoado vem desenvolvendo aos pés da Capela Nossa Senhora da Guia.

Curiosidade

Vila Rocha

 07_10 

A Vila Rocha, Uruana, em 1980

O Vilarejo fica às margens da Rodovia GO - 154, banhado pelo Rio Uru, no município Carmo do Rio Verde, e já pertenceu ao município de Uruana. Em meados dos anos 1950, foi fundada a Vila Rocha, nome que faz menção ao fundador da mesma, Sr. José Rocha Borges, que construiu um conjunto de dez casas, localizadas na área que fazia divisa com o terreno da antiga Sociedade Produtora de Alimentos Manhaçu (SPAM), em frente à atual Lavanderia do município.

Conta o Sr. Valdison Caetano Filho, ex-morador do Vilarejo, que em 1979, o Sr. José Rocha vendeu o terreno, onde localizava a Vila Rocha. Construiu dez casas às margens do Rio Uru, no município Carmo do Rio Verde, em frente ao Parque Agropecuário, deslocando as 20 famílias que residiam no conjunto de casas pertencentes ao município de Uruana para o novo endereço, no município Carmo do Rio Verde.

Lembra uma ex-moradora Eni Alves Ribeiro que “receber de presente uma casa nova, com fornalha dentro, que ficava perto de Uruana, era só alegria”. 

 

Por Dhiogo José Caetano  –  dhiogocaetano@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×