Publicidade

Premiação 2026

Conflitos Sociais

Dhiogo José Caetano

dhiogocaetano@hotmail.com

A Arte de Envelhecer

Sexualidade na terceira idade é igual ou até melhor do que na juventude

Envolve muito mais do que sexo; é amor, carinho, sensualidade, fantasia e inteligência

Pelo Brasil  –  16/02/2014 11:04

2259

(Foto Ilustrativa/Cidade Comunicação)

Vida sexual só desaparece com a morte

 

Envelhecer é a arte de vivenciar as fases propostas pelo o senhor tempo. Para muitos, ser idoso pode ser sinônimo de sabedoria e experiência. Nas sociedades africanas os idosos são muito respeitados, sendo visto como o ancião, aqueles que transferem todo o saber de seus ancestrais (engendrando as raízes dos antepassados). Em contrapartida, nas sociedades ocidentais, devido ao aumento da esperança média de vida, os idosos estão sendo associados aos conceitos: inatividade, doença, demência, assexualidade...

O envelhecimento é um processo indutivo de várias mudanças no indivíduo, na parte física, mental e social. Essas mudanças tendem a afetar a expressão da sexualidade, mas não eliminam a sexualidade propriamente dita. A sexualidade envolve muito mais do que sexo. De forma complexa, pode-se afirmar que sexualidade é amor, carinho, sensualidade, fantasia e inteligência. Quando analisamos os nossos idosos, percebemos que vivenciam de forma coerente todos os conceitos citados com maior intensidade. 

É preciso rever os conceitos e tabus... 

Conceitos e tabus foram construídos ao longo dos séculos. Relativamente à sexualidade, não está de modo algum comprovada que termine na terceira idade. Pelo contrário, ela se inicia.

Precisamos discutir mais a respeito de tal temática. "Outro aspecto significativo apresentado por alguns autores é a monotonia sexual. A sexualidade não se pode circunscrever ao contato de um pênis e uma vagina, o sexo pode ser o resultado de vários estímulos. A vida sexual transforma-se constantemente ao longo de toda a evolução individual, porém só desaparece com a morte". (Myra e López 1993-79).

Portanto, é visível que envelhecer não é uma doença e sim um processo onde se acumula a experiência. No entanto, quem envelhece tem os mesmos direitos de viver e gozar de uma vida complexa e humana, desfrutando de todos os sabores que a vida há de oferecer. 

Melhor qualidade de vida 

No século XXI notamos que os idosos vivenciam a sexualidade de forma plena. "A melhor qualidade de vida e os avanços na medicina trouxeram um cenário novo para o Brasil: o aumento do número de idosos, que já representam 8,6% da população do país. São aproximadamente 15 milhões de pessoas com idade acima de 60 anos, segundo dados do IBGE. E uns dos principais avanços estão relacionados à sexualidade dessas pessoas".

Como discursivamente diz a nossa grande cantora Rita Lee: "... sexo é animal, carnaval, pagão...". O sexo é de extrema importância na vida humana, mas é algo passageiro, carnal, momentâneo e até banal. Mas quando falamos de sexualidade não devemos relacionar somente com o contexto envolvendo sexo, precisamos rever e analisar os conceitos observando as suas diversas ramificações.

Em suma, para concluir, afirmo que a sexualidade na terceira idade é igual ou até melhor do que na juventude. A arte de viver nos ensina a viver as diversas fases e momentos de uma existência, onde aprendemos a observar e absorver de forma positiva os momentos que nos resta.

Afinal, sexo não tem idade...

Por Dhiogo José Caetano  –  dhiogocaetano@hotmail.com

1 Comentário

×

×

×

  • Claus

    Vc sópode star brincando. Quantos vc tem? Envelhecer não é uma forma de doença, pergunte os velhinos por aí.