
(Fotos: Arquivo Pessoal)
> Nome: Maria Correia de Sousa - Data de nascimento: 14/4/1924. Reside em: Uruana (GO).
. Quais os desafios a senhora encontrou ao longo da vida? Nos relate: um depoimento, uma passagem ou uma memória.
Meu nome Maria Correia de Sousa, mas todos me conhecem como Fia. Hoje, no auge dos 89 anos, sou uma mulher que vive as marcas de uma vida solitária. Tive dois filhos, mas a vida achou melhor levá-los para os braços do pai, o meu amado companheiro que sempre esteve do meu lado também partiu deixando muitas saudades e lembranças de momentos bons. Sou uma mulher privilegiada, pois a vida muito me ensinou e presenteou com pessoas que me ajudam muito: amigos que considero irmãos. Não posso reclamar, pois todos os dias meus amigos vêm me visitar, na intimidade do lar estou só, mas no cotidiano sou rodeada de pessoas boas e companheiras. Sou uma disseminadora do bem, uma religiosa fervorosa, fui ministra da igreja, hoje ministro a paz na vizinhança. Busco sempre distribuir sorrisos e mensagens que são eternizadas na memória daqueles que vivem à minha volta. Só tenho a dizer obrigado, porque Deus é muito bom pra mim, nunca me desamparou, está sempre me ajudando a seguir em frente, me fazendo acreditar na vida e na arte de viver.
. Qual mensagem a senhora deixa para os jovens?
Os jovens precisam deixar as drogas, os vícios, procurar uma religião, praticar a fé e acreditar em Deus. Rezo todos os dias para Deus iluminar os nossos jovens. Os jovens precisam dar mais atenção aos mais velhos: respeitando, ouvindo e obedecendo. Vocês jovens devem ouvir os nossos conselhos, pois possuímos experiência e experiência.

> Nome: Alvarinda Barbosa Lagares - Data de nascimento: 20/5/1917. Reside em: Uruana (GO).
Quais os desafios a senhora encontrou ao longo da vida? Nos relate: um depoimento, uma passagem ou uma memória.
Como a vida é cheia de surpresas, vou dizer alguma coisa boa, pois foram tantas. Mas primeiro agradeço a Deus e a esse amigo (Dhiogo) que me deu essa oportunidade. Como minha vida é longa, estou com 95 anos, vou citar algo mais recente. Sempre que é dia de meu aniversário minha família faz tudo para que aconteça tudo de bom, primeiramente que reúna meus cinco filhos, com a graça de Deus tive seis, mas uma Deus levou ainda criança. Desses cinco filhos a primeira é a Cenira que desde criança me ajudou muito na criação dos outros filhos. Quero citar o nome de todos (Gilson; Orlando; Silvio; Maria de Lourdes, a que Deus levou; e o Getúlio, o último) o caçula leva tudo em brincadeira, e já tem mais de 60 anos, acha que ser caçula é uma coisa muito especial, por isso fico muito feliz com o encontro de todos em meu aniversário, é sempre um dia marcante para mim.
. Qual mensagem a senhora deixa para os jovens?
Não só para os jovens, mas também para todos os adultos. Quero dizer que a vida é boa, se fizer tudo pensando em Deus. Sem Deus não somos nada.

> Nome: Braz José Pereira - Data de nascimento: 7/6/1929. Reside em: Uruana (GO).
. Quais os desafios o senhor encontrou ao longo da vida? Nos relate: um depoimento, uma passagem ou uma memória.
Sou um homem do campo, um lavrador que trabalhou com a terra a vida toda. Lutei ao lado da minha mulher (Sebastiana Gomes Veloso), mas hoje sigo a batalha existencial sozinho, pois a mãe dos meus filhos partiu para outro plano. Não sou um letrado, mas nesta andança da vida muito apreendi e hoje sou um ser que carrega a experiência como instrumento dos meus discursos. Tenho 80 anos, mas sinto a jovialidade que da minha alma erradia para o mundo a minha volta. A minha vida nunca foi fácil, mas sei que não é fácil pra ninguém. Desistir jamais, pois enquanto tiver vida continuarei ensinando o que sei, são coisas simples, no entanto, contribuíram para a compreensão dos jovens com relação ao mundo. Amigo Dhiogo, eu tenho pouco estudo, mas diferente de muitos letrados de hoje tenho palavra, sou um homem íntegro, honesto e tento sempre ensinar o correto para esses meninos que ainda não conheceram nada da vida.
. Qual mensagem o senhor deixa para os jovens?
Os jovens precisam valorizar as pessoas mais velhas, seres experientes como eu, pois temos muito a ensinar.

> Cenira de Campos Nogueira - Data de nascimento: 17/8/1936. Reside em: Ceres (GO).
. Quais os desafios a senhora encontrou ao longo da vida? Nos relate: um depoimento, uma passagem ou uma memória.
Na vida muitas coisas acontecem, boas e ruins. É melhor lembrar das boas... O que mais marcou minha vida é a família, pois a minha é grande, tenho oito filhos, 16 netos, seis bisnetos e mais dois bisnetos chegando. Uma das coisas boas que me aconteceram e marcante foi que depois de 25 anos de casada que fui conhecer a família de meu marido (Manoel Domingos Nogueira). Foi depois de muita luta e dificuldade financeira que eu tive esse privilégio, tendo vindo uma pessoa só e voltando uma família já completa com os filhos (fomos a passeio ao Ceará), por isso sou feliz em minha vida, mesmo com a falta de meu marido a herança familiar é grande e alegre.
. Qual mensagem a senhora deixa para os jovens?
Que eles coloquem Deus em sua vida em primeiro lugar e para orientá-los que leia I Coríntios Cap.13, porque lá encontrarão a palavra de Deus viva, que é todo amor.

> Nome: Maria Braga Teixeira - Data de nascimento: 5/6/1932. Reside em: Uruana (GO).
. Quais os desafios a senhora encontrou ao longo da vida? Nos relate: um depoimento, uma passagem ou uma memória.
São inúmeras experiências vividas, estou no auge dos 80 anos, é um privilégio para poucos. Foi escolhida por Deus para permanecer nesta existência e assim continuar transmitindo a mensagem do bem, deixando para os meus amigos e familiares a atitude de amar, respeitar e de viver uma vida digna. Como mãe, sempre me dedique à família. Tenho seis filhos sendo uma adotiva, no entanto, a mesma sempre foi amada igual ao outro. Lutei muito ao lado do meu marido que hoje já está nos braços do Pai; mesmo assim contínuo a lida de ensinar e educar, não mais só os filhos, pois eles se multiplicaram em uma complexidade que gira em torno de noras, genros, netos, bisnetos e tantos seres que ricamente fazem parte da minha vida.
Sou uma pessoa feliz, amo viver e busco transmitir a mensagem de paz, sou uma mulher religiosa, simples, pois sou de Minas, simples na forma de ser, mas sou grandiosa na arte de viver. Hoje não tenho meus pais e irmãos, todos partiram, porém, se sou o que sou hoje é porque convivi com esses seres tão iluminados. Sou órfão de pai e mãe, no entanto, contemplada com amigos que sempre compartilharam comigo os momentos de glória, tristeza, renúncia e aconchego. Faltam-me palavras para expressar, dizer e reunir os sentimentos, obrigado universo, obrigado Senhor, por me contemplar com a arte de viver. Em suma, digo que hoje sei que a vida é um encontro e despedida e neste emaranhado sou simplesmente Maria Braga, a eterna Lia.
. Qual mensagem a senhora deixa para os jovens?
Os jovens precisam melhorar, deixando as drogas, dando mais atenção às pessoas mais velhas, respeitando o próximo. Vocês precisam valorizar a vida, vivendo com dignidade, construindo uma conduta coerentemente honesta.

